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Milton Ribeiro, da Axis 21: negócios no segmento de luxo crescerem acima do esperado | Antônio More/Gazeta do Povo
Milton Ribeiro, da Axis 21: negócios no segmento de luxo crescerem acima do esperado| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Opinião

Um mercado estável

Luciano Tomazini,é vice-presidente de Vendas do Secovi-PR (Sindicato da Habitação e Condomínios)

"O interesse pelos imóveis de alto padrão não é novo, mas foi se modificando com o passar dos anos. Hoje, este mercado cresce acompanhando o dinamismo da economia brasileira. Além disso, tendências em novos produtos e tecnologias também podem ser consideradas um fator de estímulo, pois fazem com que aumente a procura por imóveis mais requintados. Em Curitiba, 18% dos espaços usados ofertados se encaixam neste perfil. A maioria deles oferece valores acima dos R$ 5 mil pelo m² da área total. Entre os imóveis comerciais, quase 12 % dos espaços disponíveis têm valores acima dos R$ 2 milhões. Percebemos que a busca por esses imóveis apresentou crescimento constante nos últimos três anos na capital. Esse crescimento deve ser manter, uma vez que este é um segmento que sofre pouco com possíveis oscilações da economia."

Boa localização, requinte em cada detalhe e atenção especial aos acabamentos são algumas características dos imóveis de luxo, que atraem uma fatia crescente dos compradores em Curitiba. A demanda não é apenas por empreendimentos recém-lançados. Muitas famílias de mudança para a capital paranaense, ou mesmo quem não quer esperar pela finalização da obra, querem imóveis prontos – apartamentos ou residências com todo o conforto que uma moradia bem equipada pode oferecer.

Os números alcançados pela imobiliária Axis 21 comprovam esse cenário. A empresa abriu as portas em 2013, já focada no segmento de alto padrão. Em apenas nove meses, mais de 50 imóveis foram comercializados – resultado 40% acima do projetado inicialmente. A J8 Imóveis, também especializada neste setor, tem para este ano a meta de aumentar as vendas em 25%.

Para atender à demanda crescente, essas imobiliárias investem na ampliação da carteira e na capacitação das equipes, fatores essenciais para o bom atendimento do público.

Atrair para encantar

A qualidade dos imóveis oferecidos é apenas um dos atrativos das imobiliárias especializadas em espaços de luxo. Os corretores são preparados para discorrer sobre detalhes técnicos, materiais, arquitetura e decoração de ambientes – diferencial importante para consumidores bem informados e exigentes.

Na J8 Imóveis e na Axis 21 os consultores têm formação superior em diferentes áreas, como arquitetura, administração e design, além de boa cultura geral. "Isso faz com que os profissionais se pareçam com o cliente, deixando-o mais à vontade e potencializando a identificação com a imobiliária", explica Milton Ribeiro, diretor da Axis 21.

Outros atributos dessas empresas são o cuidado com a discrição nas negociações, a orientação diferenciada – para facilitar trâmites burocráticos ou auxiliar nas melhores estratégias de venda – e o investimento na estrutura física, proporcionando conforto ao público. Josélio Costa, proprietário da J8, está investindo em reforma e ampliação da sede da imobiliária.

Cliente satisfeito

"A atenção aos detalhes, a qualidade do atendimento e o foco no objetivo da minha família fizeram a diferença", conta Joelson Carlos Gonçalves, tecnólogo em informática. Ele conta que o cuidado do corretor evitou que a família perdesse tempo visitando imóveis que não atendiam às expectativas.

Além de comprar um apartamento através de imobiliária especializada, Joelson Gonçalves vendeu seu imóvel anterior com a mesma empresa. Ficou satisfeito com as negociações.

Famílias com casais a partir dos 30 anos, em um bom momento profissional, formam o principal público dos imóveis de alto padrão. Para esse consumidor, o novo espaço representa uma fase de transição, pois não costuma ser o primeiro imóvel.

"Casais que moravam em amplas residências, hoje com os filhos crescidos e morando em outros imóveis, também integram nosso público. Eles buscam apartamentos menores, mas que mantenham o padrão de conforto e comodidade que estão habituados", acrescenta Josélio Costa.

Preferências

Quando se trata de apartamentos, os primeiros itens da lista de desejos dos clientes são a localização, planta com três suítes e média de três vagas de garagem. Para as casas, a preferência é por espaços entre 400 m² e 500 m² em condomínios fechados.

"Esses imóveis apresentam boa infraestrutura, com áreas de lazer e espaços sociais privilegiados, além da segurança necessária para que as famílias possam desfrutar a nova conquista", observa Milton Ribeiro.

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