
O custo do imóvel de alto padrão mais que triplicou nos últimos quatro anos em Curitiba. Entre 2008 e 2012, o chamado segmento de luxo teve valorização de 225% no preço do metro quadrado para imóveis e de 200% nos terrenos em condomínios . No mesmo período, a valorização média do mercado "tradicional" foi de 100%.
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Até 2008, o metro quadrado de um empreendimento de luxo custava em média R$ 400 para terrenos em condomínios e R$ 4 mil para casas ou apartamentos. Atualmente, o valor da área privativa fica entre R$ 6 mil a R$ 13 mil nos imóveis, enquanto os terrenos variam de R$ 900 a R$ 1,5 mil.
"Os extremos foram os que mais cresceram. Os imóveis populares, via incentivo do governo pelo o programa federal Minha Casa, Minha Vida. Já o mercado de luxo cresceu porque, com a valorização, quem tinha imóvel percebeu um aumento no patrimônio. Foi um momento também em que grande parte das famílias passou a ter mais dinheiro, seja pelo aumento da renda ou pela poupança. Com isso ficou mais acessível comprar um imóvel de maior valor", avalia o professor de economia da PUC-PR e sócio da Brain Bureau de Inteligência Corporativa, Fábio Tadeu Araújo.
O diretor da Swell Construções e Incorporações Leonardo Pissatti já percebeu uma mudança nesse mercado. "Ficou mais comum vender imóveis acima de um milhão porque, com a melhora da renda da população e abertura de crédito, aumentaram as possibilidades das famílias adquirirem a partir de financiamentos", explica.
Segundo ele, esses compradores dão o apartamento ou a casa como entrada e usam as reservas para quitar o restante. "Com a venda do imóvel, praticamente quitam a nova residência", explica.
Mundo paralelo
O gerente de vendas da construtora Cyrela Paraná Ricardo Batista explica que esse segmento anda de forma paralela ao mercado tradicional. "O mercado de luxo é muito bacana porque é isento de crises, não entra em retração, não sofre barreiras de preço ou percepção de valores, porque o cliente tem dinheiro e compra por um processo de encantamento, necessidade e oportunidade", afirma.













