• Carregando...

Desde que conseguiu um lote no Jardim Suzuki, em São José dos Pinhais, Ana Maria Brugnerotto Zatti tinha mais um desafio pela frente: regularizar a documentação, projetar e construir a sua casa com a ajuda de um profissional habilitado.

Conversando com amigos e familiares ela conheceu o programa Casa Fácil, do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea-PR), que proporciona às famílias de baixa renda a oportunidade de regularizar sua edificação. "Estou construindo a casa do jeito que sempre sonhei. Sem o programa, o processo seria muito lento, cerca de dois anos no mínimo. Com esta oportunidade em menos de três meses estarei morando nela", diz Ana Maria, que vai parar de pagar aluguel de R$ 200 por mês.

Este sentimento de Ana Maria traduz a satisfação das mais de 150 mil famílias no Paraná, que conseguiram construir a casa própria a partir do programa criado em 1988. De lá para cá, mais de 8 milhões de metros quadrados foram construídos e 300 municípios do estado aderiram ao programa.

Na região de São José dos Pinhais, o programa existe desde 1999, e até o momento mais de 800 famílias receberam a liberação para a construção.

O Casa Fácil, segundo a engenheira civil Silvane Luisa Vaccari Matinez, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Pinhais, assiste os usuários que possuem apenas um terreno no município, ganhem até três salários mínimos e que a construção não ultrapasse 70 metros quadrados. "A associação fica responsável pela elaboração de projetos e orientação à construção", diz.

O profissional fica isento da taxa da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), recolhida pelo Crea. Enquanto isso, a prefeitura faz a análise do projeto e posterior liberação do alvará de construção sem custo. O requerente executa toda sua obra sem gastos burocráticos. Informações: 0800-410-067

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]