• Carregando...
O projeto da Ópera House venceu mais de 200 concorrentes e se tornou patrimônio da Unesco | Daniel Muñoz/Reuters
O projeto da Ópera House venceu mais de 200 concorrentes e se tornou patrimônio da Unesco| Foto: Daniel Muñoz/Reuters
  • A criatividade e ousadia são influências do trabalho de Jorn Utzon nos seus projetos
  • Luiz Maganhoto, arquiteto graduado pela PUC-PR, e Daniel Casagrande, bacharel em Relações Internacionais com especialização técnica em Design de Interiores. Estão à frente do escritório Maganhoto e Casagrande Arquitetura, que desenvolve projetos residenciais, comerciais e de design de interiores

Jorn Utzon é um dos mais importantes arquitetos dinamarqueses do século 20. Seus projetos apresentam um senso de arquitetura como arte e têm inspiração nas estruturas orgânicas dos mestres estrangeiros, como Frank Lloyd Wright, de quem foi aluno.

Seu trabalho mais conhecido é a Sydney Opera House, cartão-postal australiano reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Desenvolvida a partir de um concurso no qual Utzon venceu outros 232 concorrentes, a Opera House reflete a grandiosidade do trabalho expressivo e escultural do arquiteto, que rendeu a ele o prêmio Pritzker de arquitetura, em 2003. O alcance de seus projetos é grande e engloba condomínios residenciais, a igreja de Bagsvaerd e edifícios monumentais utilizados por governos, como a Assembleia Nacional do Kuwait.

Filho de um engenheiro naval e com um histórico familiar de interesse pela arte, Utzon estudou na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes e trabalhou com Gunnar Asplund e Alvar Aalto.

"O trabalho de Jorn Utzon sempre foi de muito estudo, criatividade e ousadia. É isso que faz com que nos identifiquemos com sua obra, pois acreditamos que estes elementos estão presentes em nossos trabalhos. Utzon também sempre demonstrou persistência, uma das características que permitiram que o projeto da Ópera House de Sydney fosse concluído – acreditar na proposta do projeto é muito importante para um profissional da área de criação.

O que mais nos chama atenção na Ópera House de Sydney, além da grandiosidade em escala da obra, é a qualidade do detalhamento, importantíssimo para o funcionamento das salas de audição. Cada item foi muito bem pensado. Soluções técnicas, plásticas e de materiais formam uma composição harmônica que nos encanta.

A obra de Jorn Utzon vai além da arquitetura, transcende-a. Vê-se claramente nela a empolgação, a luz e um toque de alma. O destino daquele projeto, desclassificado na seleção prévia, estava programado para deixar à humanidade um legado de ensinamentos. Lições que aplicamos aqui no escritório, de acreditar que tudo o que se faz por amor e que é pensado para o bem comum, aliado à técnica, com certeza será um projeto de sucesso."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]