• Carregando...
Sala Som e Imagem, de André Largura e Giovana Kimak: reaproveitamento de móveis com nova linguagem e roupagem | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Sala Som e Imagem, de André Largura e Giovana Kimak: reaproveitamento de móveis com nova linguagem e roupagem| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

A 3.ª edição da Mostra Mueller Ecodesign, com 11 ambientes assinados por arquitetos, designers, decoradores e paisagistas, estará aberta ao público até o dia 15 no Pi­­so Cinemas do Shopping Muel­ler, em Curitiba. Entre os espaços estão salas, quarto, escritório, va­­randa, banheiro, brinquedoteca e uma garagem, criados com base em móveis e objetos sustentáveis e inspirados nas "Belezas naturais do Parque Iguaçu", tema deste ano. "Orien­tamos que os responsáveis pesquisassem os ecossistemas do parque, para traduzi-los em bom gosto e elegância, incentivando a preservação. Queremos mostrar áreas bem resolvidas com materiais ecologicamente corretos", explica a coordenadora de marketing do shopping e idealizadora do projeto, Adriana Cardoso.A Sala Som e Imagem, do arquiteto André Largura e da designer Giovana Kimak, é um dos exemplares da mostra. O som é indicado de forma conceitual, por um megafone antigo no aparador, enquanto a imagem aparece no chão e nos móveis: o piso é feito com placas de poliestireno cristal, reciclável, em que foram plotadas – com tinta sem agentes químicos – imagens de água e galhos, do fotógrafo Daniel Katz, representando a natureza do parque. Essa textura ganha continuidade no aparador e nos pufes. O estofado de um deles (composto por um tambor de uma máquina velha de lavar) foi feito de fibra de garrafa pet e seda. "Quisemos incentivar o reaproveitamento de móveis. Mostrar que, com uma nova roupagem, podem ter uma nova linguagem", diz Largura.

Uma cadeira dos Irmãos Cam­­pa­­na, feita com papelão, integra o espaço de leitura da sala, rodeada por livros e flores também tecidas com fibra de pet e seda. A iluminação é composta por sete lâmpadas led, conectadas com restos de fios elétricos, inseridas em uma caixa de acrílico reaproveitado. Largura explica que o objetivo do projeto foi incentivar momentos de lazer e a reflexão sobre a natureza e a sustentabilidade, além de mostrar as possibilidades do ecodesign. "Optamos por um visual mais moderno, provando que materiais ecológicos não precisam, necessariamente, ser rústicos."

Flora e fauna

Os coordenadores técnicos do evento, Marcelo Calixto e Rose Guazzi, também assinam um ambiente: a Garagem Ecológica, com o piso revestido por pastilhas de plástico reciclado, feito de fraldas e absorventes descartáveis não utilizados, que sobram nas fábricas durante a produção. Para representar o Parque Nacional do Iguaçu e limitar a área, a dupla fez uma parede verde com plantas nativas da reserva, contidas em vasos de fibra de casca de coco e iluminadas com lâmpadas led. O mobiliário é de fibra sintética, de reaproveitamento de plástico. "A flora foi a inspiração para o projeto. É interessante transmitir a importância da preservação e mostrar como é possível manter o parque", diz Calixto.

Animais do parque também são representados na mostra, em alguns espaços, como a Copa, das arquitetas Daniela Barranco Omai­­ri e Deisy Cruz: o piso de chapas de ferro foi revestido com carpete de feltro resinado, feito com garrafas pet e recortado à laser, formando o desenho de um ladrilho hidráulico gigante. Sobre o piso está o mobiliá­rio de madeira de reflorestamento: um aparador, cadeiras com tela de palha sintética e uma mesa, onde estão dispostos pratos com estampa de onça pintada, representando os animais da reserva.

Também participam da mostra Gisele Busmayer, Cristiane Maciel e Sony Luczyszin, com o Estúdio do Artista; Rosi e Belisa Guelmann, com Varanda; Claudia Guerios, com Banheiro do Casal; Mariana Manzoni e Rafael Gimenez Gon­­çal­­ves, com Brinquedoteca; Ga­­brie­­­­la Accorsi, Carlos Lupatini, Ana Clau­dia Ramos, Bianca Lom­­bar­­di e Mi­­chel Lima, com Escritório do Exe­­cutivo; Estér Kloss e Helaine Góes Pinte­ri­­ch, com Sala de Estar; Maria­na Ca­­bral Nietsche e Izabella Gale­ra, com Quarto da Moça; e acadêmicos do curso de pós-graduação em Ecodesign da Universidade Positi­vo, com Atelier do Universitá­rio.

Serviço:

A mostra é gratuita e fica aberta de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas, no Shopping Mueller.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]