• Carregando...
“Utilizar a matéria-prima natural provavelmente mudará a forma de produzir móveis.” | Ana Carolina Nery / Gazeta do Povo
“Utilizar a matéria-prima natural provavelmente mudará a forma de produzir móveis.”| Foto: Ana Carolina Nery / Gazeta do Povo

Dezenas de espécies de madeiras da Amazônia estão sendo estudadas como matéria-prima para experimentos em design de móveis. O Centro de Inovação Tecnológica em Madeira e Indústria de Móveis (Cosmob), da Itália – um país experiente e com histórico de sucesso no setor –, em uma parceria com empresas e entidades brasileiras, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Internacional de Desenvolvimento (Bid), está investindo R$ 5,2 milhões no projeto Rede de Serviços Tecnológicos (RST), do Programa de Desenvol­vimento da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis da Região Amazônica Brasileira, do Sebrae.

Entre os principais objetivos está a melhor utilização da madeira da região, em áreas de manejo, apoio em estrutura de serviços de tecnologia para as empresas brasileiras e profissionalização específica para o mercado externo. "Dentro de uma lógica de mercado global de atenção para a natureza e sustentabilidade, a Amazônia torna-se um local muito importante para contribuir com este desenvolvimento", afirma Gnaccarini. Até agora foram selecionadas 12 novas espécies, de um levantamento de 30, mas a intenção é chegar a 100.

Em entrevista ontem à Gazeta do Povo, durante o Ciclo de Palestras sobre Gestão do Design, evento paralelo à 8.ª Feira de Móveis – Movelpar 2011, em Arapongas, no Norte do Paraná, o diretor-geral do Cosmob, Alessio Gnaccarini, falou sobre o projeto na Amazônia.

Qual a importância do uso da matéria-prima natural no design?

Utilizar a matéria-prima natural provavelmente mudará a forma de produzir móveis. O aglomerado, um dos mais utilizados, começa a mostrar problemas com disponibilidade e teremos cada vez mais que focar nos estudos com materiais provenientes da natureza. O emprego da madeira, que é incolor, inodora e tem bom toque, deve ser valorizada, não somente pelo aspecto estrutural, mas estético. E é importante salientar que não se trata de produto final, mas de todo um ciclo de vida dela.

Qual a sua expectativa em relação ao andamento do projeto e a parceria?

Com este projeto na Amazônia aprendemos muito com os brasileiros e acredito que também aprenderam muito trabalhando conosco. É um modo de crescermos juntos e vivermos o desenvolvimento. Além disso, pudemos oferecer serviços técnicos a diversas empresas e colaborar com estudantes do país.

Qual a importância do design brasileiro no cenário mundial?

O Brasil é um país jovem, que cresceu muito e é hoje um ponto de excelência muito significativo. O país começa a ter grande reconhecimento internacional, com uma demanda crescente de móveis com design brasileiro no exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]