• Carregando...
Museu de Arte de São Paulo (Masp): projeto expressivo de Lina | André Deak
Museu de Arte de São Paulo (Masp): projeto expressivo de Lina| Foto: André Deak
  • Sesc Pompeia, em São Paulo, projetado por Lina em 1986
  • Projeto das arquitetas Aline e Denise inspirado na obra de Lina

Achillina Bo Bardi, mais conhecida como Lina Bo Bardi, nasceu dia 5 de dezembro de 1914, em Roma, mas adotou o Brasil como seu país. Naturalizada brasileira em 1951, a arquiteta, designer, cenógrafa, editora e ilustradora é considerada um dos maiores nomes da arquitetura mundial da segunda metade do século 20.

Formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma, Lina chegou ao Brasil em 1946, acompanhada do marido Pietro Maria Bardi. No país, desenvolveu a maior parte do seu trabalho, que não soma dez obras acabadas. A pequena quantidade dos projetos que levam sua assinatura, contudo, é compensada pela grandiosidade de suas edificações, que incluem projetos como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Sesc Pompeia, além da recuperação do Solar do Unhão, em Salvador.

Entre as características do seu trabalho, com fortes influências da cultura popular, está o fato de que Lina não perseguia padrões ou modelos prontos, mas experimentava. Para ela, isso fazia da arquitetura um meio de transformação do mundo em um local mais humano. Para Lina, as pessoas eram as protagonistas da arquitetura e não os espaços, que seriam preenchidos pelo uso popular .

Inspiração - Arquitetura para um mundo melhor

"O que mais nos inspira era a naturalidade de Lina Bo Bardi ao desenvolver projetos funcionais para o cotidiano, com grandes vãos, espaços abertos com múltiplos usos e exposição de materiais, explorando a beleza natural do concreto armado, tijolos aparentes e estruturas metálicas, por exemplo.

Lina captava o contexto do local em seus projetos. Ela pensava a arquitetura não como campo isolado, restrito ao ato de projetar ou construir, mas sim com um território onde ética e estética deveriam estar unidas para a construção de um mundo melhor, além de unir o urbano e a natureza com sintonia e naturalidade.

É dessa forma que pensamos também os nossos trabalhos. Sempre que começamos um novo projeto, nos preocupamos em visitar o local da obra e conhecer bem os clientes, como eles vivem e trabalham no espaço que vamos projetar. Dessa forma, conseguimos unir seus desejos às exigências funcionais e estéticas e permitir diversos usos ao espaço, assim como Lina experimentava em seus trabalhos.

Nosso reconhecimento e admiração pelo trabalho de Lina se concretizou quando eu [Denise] entrei pela primeira vez no SESC Pompéia [em São Paulo] ainda como estudante e fiquei impressionada como o concreto, o tijolo e as estruturas vermelhas podiam ser tão inspiradores. Essa admiração passou para a minha irmã Aline. Quando abrimos o escritório em sociedade, estabelecemos esta linha de atuação."

Denise Bernacki é arquiteta formada pela UFPR e tem especialização em História da Arquitetura Colonial Portuguesa pela Universidade do Porto, em Portugal. Aline Bernacki é arquiteta formada pela PUC-PR, com especialização em Gerenciamento de Obras pela UTFPR. Juntas, as irmãs estão à frente da Bernacki Arquitetura, que trabalha com projetos residenciais, comerciais e de interiores e assessoria imobiliária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]