O sistema de aspiração central é indicado para locais frequentados por pessoas que sofrem com alergias. Ele evita a recirculação do ar no ambiente, diferentemente do aspirador de pó convencional. No momento da instalação, é feita uma conexão do depósito com o exterior do imóvel, para que o ar impuro que é sugado seja enviado para a área externa. "O ar da casa é totalmente limpo porque a aspiração é tão potente que os ácaros não voltam a circular no ambiente e são eliminados", afirma Rodrigo Dresch Piasetzki, sócio-proprietário da McomNet.
Weslei de Lima, proprietário da Girasul Representações, explica que, no modo convencional, as partículas de sujeira que estavam assentadas voltam a ficar suspensas no ar e levam até dois dias para "baixar" de novo. "A pessoa limpa a casa só aparentemente, porque vai respirar o ar com ácaros por 48 horas."
A publicitária Rafaela Haluche Schmitz resolveu o problema das crises de rinite alérgica em casa quando passou a utilizar a aspiração central na limpeza. Ela mora com o marido em um apartamento duplex, de 70 metros quadrados, que tem dois pontos de conexão, um em cada pavimento. Rafaela conta que o dia a dia e a qualidade de vida melhoraram. "Não fico mais espirrando, com olhos vermelhos, coceira e irritação".
A publicitária comemora, ainda, poder aspirar a casa no horário mais adequado à rotina, sem incomodar a vizinhança. "Tenho costume de dormir muito tarde. Às vezes faço a limpeza de madrugada, com meu marido dormindo. Ele nem percebe", revela.



