• Carregando...
No Seven, que está sendo construído pela Thá, a menor unidade, como o apartamento decorado em exposição, tem 25,77 m² | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
No Seven, que está sendo construído pela Thá, a menor unidade, como o apartamento decorado em exposição, tem 25,77 m²| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo

Em números

Quanto custam e onde estão os super compactos?

Além do centro da cidade, há oferta de apartamentos de um quarto em Curitiba também no Batel, Juvevê, Centro Cívico, Alto da XV, São Francisco, Rebouças, Cristo Rei e Mercês, de acordo com a Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário no Paraná (Ademi-PR).

O preço médio do metro quadrado dos compactos vem aumentando.

Pesquisas da Ademi-PR apontam que em 2010, o metro quadrado custava, em média, R$ 3,9 mil. Em 2012, a média pulou para R$ 5,3 mil.

A demanda também cresce. Ainda de acordo com a Ademi-PR, em 2012 foram entregues 822 unidades residenciais de um quarto na capital. Em 2013, a estimativa é que fiquem prontas 1.181 apartamentos desse tipo. Já para 2014 a perspectiva é de entrega de 1.793 unidades.

"Há procura, principalmente pelo compacto de qualidade, e ainda há espaço para esse tipo de produto em Curitiba", comenta João Auada, diretor de negócios da Tecnisa.

Metragem mínima

Regulamento estabelece tamanhos

As cidades têm regulamentação para metragens mínimas em edificações. Em Curitiba, o menor espaço autorizado para os cômodos em casas ou apartamentos de uso residencial é de 1,5 m² para o banheiro ; 4 m² para a cozinha e 8 m² para a sala.

A metragem mínima do primeiro quarto é de 9 m² e os demais dormitórios, se houver, precisam ter pelo menos 6 m² cada.

Entre os empreendimentos já construídos e ocupados por moradores, o Hyde Park, da Invespark, tem os apartamentos mais compactos. As unidades partem de 25,93 m² de área privativa. Outros prédios da mesma construtora têm imóveis a partir de 30,5 m².

O Seven, lançamento da Thá em construção, tem compactos com 25,77 m² de área privativa. Também da Thá, o Green Center e o Arts terão unidades com 34 e 28 m².

A Tecnisa também atua no segmento. Os edifícios Hub, The Five e Centro Cívico têm unidades com metragem média de 30 m².

"A arquitetura de interiores monta uma residência compacta com qualidade e conforto. É preciso traçar o perfil do morador. Tudo tem de ser bem pensado."

Elaine Zanon, vice-presidente de planejamento da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná.

28 m2

É o tamanho, em área privativa, de uma unidade residencial super compacta do empreendimento Arts, lançamento da Thá que será construído no centro histórico de Curitiba. A planta do prédio prevê áreas sociais comuns em todos os andares.

Não há como escapar. O preço dos terrenos em áreas centrais, cada vez mais escassos e caros, o valor do metro quadrado de imóveis novos e a nova configuração das famílias levam o mercado a construir apartamentos que equivalem ao tamanho de um único cômodo da casa de uma família.

As unidades compactas chegaram para ficar: até o final desse ano, cerca de 1.200 apartamentos, do tipo studio ou de um quarto, serão entregues pelas construtoras em Curitiba. Em 2014, quase 1.800 ficarão prontos.

Apartamentos com menos de 40 m² atendem o público single, de terceira idade e casais sem filhos. É com essa ocupação que o centro das grandes cidades vai se renovar, dizem os urbanistas.

Centros urbanos

A tendência aparece em capitais do Brasil e em outros centros urbanos pelo mundo, como Tóquio, Honk Kong, São Francisco e Nova York.

Os prédios novos não vão atrair apenas moradores. A ocupação estimula o comércio, serviços, gastronomia e entretenimento nas regiões centrais, observa o arquiteto e urbanista Orlando Ribeiro.

Mobilidade

A verticalização urbana melhora também a mobilidade, reduzindo o uso de carro e transporte público para quem mora perto do trabalho e de tudo que é necessário para o dia a dia.

"O adensamento deve ocorrer em locais com boa infra-estrutura, por isso a verticalização, com empreendimentos de unidades compactas, tende a ocorrer no centro", observa Ribeiro, que é presidente da regional paranaense da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura.

Para ele, o adensamento dos bairros centrais pode ser positivo. "É um movimento que traz novos moradores e revitaliza a região, gerando ocupação, inclusive à noite, o que aumenta a segurança", afirma.

Há também um resgate do comércio "de bairro", complementa o urbanista, e consequentemente melhor qualidade de vida para os habitantes.

Mudança de hábito

A rotina de quem vive em apartamento de baixa metragem tem que ser, também, compacta e racional, por isso quem vai morar em uma delas deve se preparar para uma mudança de hábitos.

Não dá para levar móveis prontos nem coleções de estimação. O mobiliário tem que ser feito sob medida para otimizar cada metro quadrado dos ambientes.

Visitar o decorado de um empreendimento dá uma prévia de como viver dessa forma. Está tudo ali: sofá, TV, cama, guarda-roupa, cozinha, mesa de refeições, cortinas e luminárias mas não há espaço para o supérfluo.

Fora de casa

A ideia é viver mais fora de casa, usufruindo serviços, parques e espaços públicos da cidade. Os empreendimentos são pensados para um público que passa pouco tempo dentro do apartamento.

"Para viver em espaço pequeno, a opção é interagir com a cidade. Nesses projetos, a área privativa é o mínimo necessário, mas em contrapartida, o morador vai usar o espaço urbano que está à disposição", comenta o arquiteto Rodrigo Freire, do escritório Proa.

Freire diz que os imóveis menores estão em sintonia com os novos tempos.

"É uma nova forma de morar, e também mais sustentável. Você não poderá ter um guarda-roupa abarrotado. Livros e álbuns de fotografia podem ser digitais. O tamanho dos apartamentos segue essa movimentação contemporânea e econômica", explica o arquiteto.

Simplificar

"Muita gente não quer ter casas enormes, com quintal, jardim e muitos cômodos para cuidar. A tendência é simplificar", completa o diretor de negócios da Tecnisa, João Auada.

Se nos apartamentos compactos a metragem não permite grandes espaços de estar ou de estoque, os prédios costumam ter áreas comuns generosas e também serviços, como lavanderia.

"Se você quer reunir a família ou cozinhar para os amigos, usa o salão de festas ou o espaço gourmet do prédio e o problema do espaço é resolvido de forma simples", comenta Auada.

Para o morador do compacto, o ambiente privativo é, também, mais íntimo: o apartamento é usado para refeições simples e atividades pessoais. "A área comum do edifício se torna uma extensão do apartamento. São espaços pensados para proporcionar bem-estar, por isso em nossos empreendimentos são sempre temáticos e bem completos", explica Eduardo Quiza, diretor de incorporação da Invespark.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]