• Carregando...

Imensas áreas verdes e verdadeiros clubes de lazer têm se tornado itens quase obrigatórios entre os novos empreendimentos em Curitiba. Um dos motivos é o interesse dos futuros moradores, que estão em busca de um oásis em meio ao caos urbano.

Quando a dentista Renata Ribas Costa adquiriu um apartamento no residencial Poty Lazzarotto, no Ecoville, há dois anos, a área verde – um bosque nativo com 2.500 metros quadrados – foi de vital importância na decisão de compra. Ela conta que, como trabalha várias horas por dia e invariavelmente chega cansada em casa, vai usar o bosque para caminhadas, jogar bola, "para relaxar um pouco".

Outro motivo para a escolha dela e do marido, o empresário Arídio Costa Júnior, foram os filhos Gustavo, de dois anos, e Guilherme, de cinco meses. "Agora as crianças vão ter um espaço grande e seguro para brincar e eu e meu marido, condições de nos exercitarmos", completa.

Segundo o arquiteto Manoel Dória, da Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados, as áreas verdes são argumentos fortes para o desenvolvimento de projetos. Além disso, lembra, esta valorização do paisagismo vem se tornando uma preocupação do consumidor.

A Plaenge, responsável pelo edifício Poty Lazzarotto, tem o paisagismo como um diferencial já há uma década, segundo o gerente comercial, Luiz Gustavo Salvático. Um dos motivos é a legislação ambiental de Curitiba, que exige a preservação e concede benefícios para quem a faz. Outro empreendimento entregue pela construtora seguiu o mesmo padrão. No Le Corbusier, também no Ecoville, pouco mais da metade dos 5,2 mil metros quadrados de área são de bosque preservado.

Outro exemplo de valorização do verde é o Atmosfera Curitiba, no São Lourenço. Tendo como conceito o clube dentro de casa, o empreendimento fica dentro de uma área com 11 mil metros quadrados. Roberto Valente, da construtora que leva o mesmo nome, uma das responsáveis pela construção do condomínio juntamente com a Angra Construtora, diz que desta área, 70% é preservado e 30% foi usado para a construção. "A idéia foi construir um prédio dentro de um bosque", completa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]