• Carregando...
Planta da Geo Energética, construída pela Emisa: exemplo de sustenta­­­­bilidade | Divulgação
Planta da Geo Energética, construída pela Emisa: exemplo de sustenta­­­­bilidade| Foto: Divulgação

A construção civil brasileira despertou de vez para a sustentabilidade. Tecnologias e materiais amigáveis ao meio ambiente têm sido incluídos no planejamento de edificações industriais, como nos projetos da Emisa, construtora especializada nesse segmento.

A experiência da construtora paranaense com sustentabilidade já soma três décadas. Recentemente, a Emisa recebeu o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) do GBC Brasil (Green Building Council do Brasil), organização internacional que avalia edificações sustentáveis, pela obra da Geo Energética, em Tamboara, no Paraná.

Gerente de novos negócios da Emisa, Stella Boiça observa que, atualmente, a maioria das indústrias se preocupa com sustentabilidade na edificação. Além do baixo impacto ambiental, construções "verdes" representam redução em custos durante o uso do imóvel. "Já se enxerga esse investimento no projeto como um diferencial direto no custo das operações", avalia. Além disso, aponta a executiva, há um benefício não mensurado diretamente – maior qualidade do ambiente de trabalho – que reflete na produtividade dos funcionários.

Guido Petinelli, profissional acreditado pelo GBC para conceder a LEED, comenta que os resultados alcançados no prédio da Geo Energética são exemplares. A concepção do projeto teve simulações por computador para entender os padrões de consumo energético. "O conceito é buscar a baixa tecnologia antes da solução tecnológica de ponta. Com soluções simples pode-se obter ótimos resultados", explica.

O prédio da Geo Energética conta com um sistema que desliga o ar condicionado sempre que as janelas são abertas. Com isso, o consumo de energia caiu 73%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]