• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

É um bloco de concreto semelhante a um pequeno tijolo maciço, colocados de forma encaixada (ou intertravada). O metro quadrado, que contém cerca de 50 peças, custa em média R$ 20. Pelo decreto 1.066 passa a ser material exigido em novas construções de passeios na região central de Curitiba.

Lajota: adequada para os bairros

De concreto, as lajotas são blocos quadrados utilizados em duas medidas principais: 40 X 40 e 45 X 45. O preço do metro quadrado custa em média R$ 18 e utiliza cinco peças. É o material principal dos passeios nas ruas dos bairros.

CBUQ: uso nas revitalizações

O concreto betuminoso usinado a quente, ou simplesmente CBUQ, um dos tipos usados na construção de asfalto, também pode ser aplicado em passeios públicos. Geralmente são colocados em parceria com a prefeitura, em casos de revitalização urbana, em bairros, e nas construções de ciclovias. Seu preço é variável e a colocação é rateada entre os moradores da rua em obras.

Aposentados

Petit pavê: as pedras de petit pavê ainda são mantidas em muitas vias do centro de Curitiba pelo seu valor histórico. Como apresentam irregularidades na superfície, não podem mais ser colocadas em novas construções de calçadas.

Paralelepípedo: também presente em grande parte das vias centrais, os paralelepípedos soltam com facilidade causando acidentes e irregularidades na continuidade do calçamento. O material está proibido para novas construções de passeios, mas em reformas para a substituição de peças danificadas ainda pode ser empregado.

Serviço: Secretaria Municipal do Urbanismo de Curitiba, telefone (41) 3350-8330. Para saber os endereços das Ruas da Cidadania ligue para o número 156, da Prefeitura de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]