• Carregando...

Quem nunca se viu diante de uma loja imaginando que a chaise do Oscar Niemeyer poderia estar na sala de casa ou ainda que um sacarrolhas da coleção Alessi enfeitaria muito bem o barzinho?

Se estas e outras peças são consideradas raras de se ter em casa, pela fama e conseqüentemente pelo preço, no Natal elas podem estar na lista do Papai Noel como um pedido especial de presente.

Na relação, vale constar a poltrona Barcelona, do arquiteto Ludwig Mies Van Der Rohe. Apesar de ser de domínio público (fato que permitiu a fabricação de réplicas), ela é uma das peças que costuma chamar a atenção onde quer que esteja. "A poltrona foi desenhada inicialmente para ser usada pelo consumidor em geral mas, quando o arquiteto ficou famoso, ela passou a ser vendida por um preço caríssimo. Considero um móvel símbolo do modernismo e do capitalismo", afirma a designer Fabiula Nunes, da loja Desmobília, especializada em móveis modernos e Vintage.

Também estão na lista de sonho de consumo a poltrona LC3 "Le Corbusier" (arquiteto francês considerado um dos mais importantes do século 20), as cadeiras do designer Philippe Starck (famosas pelo desenho arrojado) e obras-de-arte (telas) de pintores como Cícero Dias e Juarez Machado.

Para o proprietário da loja Forma, Paulo Alves, alguns fatores importantes são levados em conta para a fama das peças. "Tenho cadeiras que são caras e desejadas porque são ergonômicas. Outras por causa do conforto e também algumas porque possuem design arrojado e exclusivo", diz. A cadeira da marca Aeron, normalmente usada em escritórios, é uma das peças que Alves cita como de maior procura e desejo por parte do público masculino – ela recebeu o prêmio da revista Business Week, na categoria "Design da década de 90".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]