• Carregando...
Tabucchi escreveu 25 livros, um deles, Réquiem, em português | Divulgação
Tabucchi escreveu 25 livros, um deles, Réquiem, em português| Foto: Divulgação

Primeiro, o conceito arquitetônico do projeto. Segundo, a segurança, a acessibilidade, a beleza e a durabilidade. Esses são as considerações feitas pelos profissionais da construção na hora de escolher portas. "O que direciona primeiro a escolha é a definição arquitetônica do projeto. O Champagne Bar (um dos espaços da Casa Cor 2007) era para ser uma espaço convidativo, de grande circulação, por isso optei por fazer portas de 1,50 metro de largura por 2,80 metros de altura", diz a arquiteta Daniela Barranco Omairi.

De acordo com o arquiteto Fernando Schwertner, a acessibilidade e as novas tecnologias em materiais e mecanismos de movimento foram os principais fatores para a produção de portas cada vez maiores. "Antigamente, devido à massificação da produção das indústrias, tinham 50, 60 ou 70 centímetros de largura. Eram mais baratas. Hoje, com as possibilidades de movimento e materiais existentes, é um elemento valorizado e que já não apresenta um custo tão elevado por ser maior", explica Schwertner. Segundo ele, atualmente, não é possível pensar em projetar uma casa ou um apartamento fora do padrão de acessibilidade. "As regras ditadas pela norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Não se pode pensar em uma largura de passagem menor que 90 centímetros", afirma. A altura mais usual é de 2,10 metros.

De acordo com Schwertner, as tendências em materiais e revestimentos de portas seguem as apresentadas na edição deste ano do Salão do Móvel de Milão. "Há uma preferência por revestimentos metálicos, como chapas de alumínio, aço e fórmica com padrão metalizado, que dão uma impressão de fortaleza. Ou ainda, na produção de portas em vidros decorados em relevo ou coloridos", conta o arquiteto.

Transparência

Segundo o engenheiro civil Ricardo Macedo, da Engevidros, há três tipos de vidros permitidos para portas: aramado (fundido com uma tela de arame e pouco usado em decoração), temperado (que dispensa esquadrias) e laminado (sanduíche de dois vidros unidos por uma resina plástica que, com o impacto, impede que a porta se desfaça em pedaços). "O mais utilizado hoje é o laminado, pela infinidade de cores e pela segurança."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]