• Carregando...

Muitas pessoas buscam no contato com a natureza uma forma de combater o estresse gerado pela vida nas grandes cidades. E mesmo quem mora em apartamento e dispõe de pouco espaço pode garantir uma área verde dentro do conforto do lar.

A arquiteta e paisagista Vânia Pegoraro garante que as varandas ou sacadas em apartamentos são ótimas opções para quem não abre mão de ter um espaço dedicado à natureza e ao relaxamento mesmo estando envolto pelas paredes de concreto. Ela destaca, entretanto, que na hora de montar o jardim são necessários alguns cuidados básicos. "Primeiro, é preciso determinar o perfil do lugar, se é um local em que incide muito sol, se tem sombra na maior parte do dia, se venta muito ou não, para depois escolher os tipos de plantas que mais se adaptam ao ambiente", afirma. Outra preocupação é o perfil do morador. De acordo com seu gosto e disponibilidade em cuidar das plantas, opta-se por determinadas espécies em detrimento a outras.

A empresária Maria Luiza Wiedekehr, dona do Viveiro Serelepe, conta que, além da análise dos perfis do ambiente e do morador, outro item a ser levado em conta é a existência de apartamentos abaixo do jardim. "Para não incomodar os vizinhos, o bom é optar por plantas que não derrubem muitas folhas", defende Maria Luiza.

Segundo ela, o ideal para estas áreas, são plantas resistentes ao vento, perenes (que permanecem vivas o ano todo, independentemente das variações climáticas), e rústicas, que não demandam cuidados excessivos. "As suculentas, que podem ter folhagens coloridas parecidas com flores, estão em alta, assim como os cactos", explica. Ela ainda afirma que "as ervas também são uma boa alternativa, pois além de enfeitarem também podem ser utilizadas na culinária ou em banhos relaxantes". A empresária ressalta que as flores, apesar de muito belas, devem ser escolhidas com muita cautela, já que a maioria das espécies não resiste ao vento.

Mas não só de plantas são feitos os jardins de apartamentos. O paisagista da floricultura Vittória Garden, Nivaldo Cavalheiro, afirma que objetos de decoração, como decks de madeiras e painéis de bambu, são boas idéias para quem quer mesclar o verde com tons de terra. Tipos de pedra, como o seixo, também são bem-vindos. Ele explica que, na composição do verde, pequenos arbustos plantados em vasos, como o buxinho, podem ser aliados a espécies mais altas, como o ficus, e com flores mais resistentes, a exemplo das begônias. A dica para quem dispõe de uma área um pouco maior é apostar em bancos ou namoradeiras de madeira, ou até mesmo em redes e futons.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]