• Carregando...

Confira algumas dicas para um parque infantil seguro:

- Os brinquedos e o mobiliário do parquinho não devem apresentar pontas protuberantes, parafusos e pregos aparentes ou enferrujados (esses devem ter a cabeça arredondada e, de preferência, protegida pelo acabamento da peça).

- Em equipamentos e móveis de madeira é preciso cuidar também para partes lascadas, rebarbas e farpas ou ainda podres que possam causar acidentes.

- Os materiais utilizados devem ser atóxicos. Os elementos químicos de tintas e vernizes devem seguir a composição prevista na NBR 14.350/1999 da ABNT. O teor de chumbo na tinta, por exemplo, deve ser de, no máximo, 0,09%.

- Rampas e escadas de acesso aos brinquedos também seguem normas. A rampa não deve ter uma inclinação maior que 38O.

- Corrimãos e grades de proteção são necessários sempre que o acesso ao brinquedo estiver acima de 50 centímetros do chão.

- O piso não pode ser asfalto, concreto ou pedregulho. O ideal é um piso emborrachado (há alguns específicos para parquinhos no mercado) ou mesmo a areia fina (em boa profundidade, como 30 centímetros, e mantida sempre fofa e limpa). O piso deve estender-se 1,75 metro além dos aparelhos (ou, no caso dos móveis, como o balanço, além da área de alcance). O gramado, bastante comum nesses espaços, exige cuidados. Algumas vezes se torna tão compacto que pode ficar duro como cimento.

- Em equipamentos metálicos, como o escorregador, tomar cuidado com o calor excessivo e acumulativo do sol que pode causar queimaduras.

- Todos os equipamentos devem ter rótulos permanentes (que não saiam com o tempo), contendo nome e endereço do fabricante; data de fabricação; indicação de faixa etária apropriada; recomendação de acompanhamento por um responsável; e uma declaração atestando que o equipamentos devem ser instalados e conservados segundo a NBR 14.350/1999 da ABNT.

- Assegure-se de que as crianças estejam sob a supervisão de adultos o tempo todo.

- Tire o capuz e o cachecol das crianças para evitar estrangulamento.

- Ensine às crianças algumas regras de comportamento nos parquinhos, como não empurrar, não dar encontrões nem se amontoar. Mostre quais são os equipamentos apropriados para a faixa etária dela.

Fonte: ONG Criança Segura e ABNT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]