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Para começar

• Se você não é do ramo de atividade no qual quer investir, faça uma auto-análise para ver se poderá se dar bem nesse comércio.

• Se preciso, procure um curso de empreendedorismo no Sebrae, Senac ou Sesc, por exemplo.

• Busque informações sobre o mercado que quer atingir, de preferência aposte em uma atividade que lhe seja prazerosa.

• Faça uma classificação do público que quer atingir com seu produto.

• Se informe sobre quantas pessoas passam pelo local do ponto diariamente e quantas podem se tornar clientes.

• Verifique a razão do ponto comercial estar à venda.

• Analise toda a documentação do comércio, principalmente o alvará de funcionamento.

• Preocupe-se com estacionamento. Dependendo da atividade, este é um fator decisivo na hora de conquistar os clientes.

Aluguel

• Antes de fechar o contrato, deve-se olhar com cuidado toda a documentação, principalmente o alvará concedido pela prefeitura.

• Além disso, se o dono do ponto não for também o proprietário do imóvel deve-se fazer uma negociação prévia em relação ao aluguel, já que em alguns casos o dono do prédio exige uma participação no valor de venda do ponto ou resolve reajustar o aluguel.

• E se depois do negócio fechado o comerciante quiser fazer alguma reforma, ele deve, primeiro, consultar a Secretaria de Urbanismo.

Fonte: Diretor do Departamento de Controle do Solo da Prefeitura de Curitiba, Roberto Marangon.

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