• Carregando...
 | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

A ideia de oferecer assessoria e projetos técnicos para novas cons­­truções, ampliações, reformas e decoração de residências, apro­­ximando o público consumidor dos profissionais e empresas da área de arquitetura, interiores e en­­genharia civil, levou à criação do Artex Convênio. Um dos res­­pon­­sáveis pela iniciativa, que tem lançamento oficial previsto para fevereiro de 2011, é o arquiteto Ju­­cenei Monteiro.

O sistema funcionará em formato similar aos convênios médicos, em que o consumidor, formado por pessoas físicas ou jurídicas, interessado em planos para imóveis residenciais ou corporativos, pagará uma taxa anual administrativa, estimada inicialmente em R$ 90 nos casos de residências, pa­­ra ter acesso às empresas e profissionais conveniados com vantagens e benefícios, como descontos na contratação de serviços.

Monteiro aponta que a proposta do convênio seguirá uma tabela de honorários com os principais ser­­viços da categoria e que a contratação será feita pelo conveniado, diretamente com os pro­­fissionais associados, a sua es­­colha, conforme a necessidade. Ele diz que a implantação do Ar­­qtex, a princípio, tem abrangência estadual, com expectativa de ex­­pansão para todo o país. "Nosso primeiro desafio é criar uma ligação entre a demanda existente no mercado, mas que é formada por pessoas que ainda não têm acesso ou não conhecem as atribuições dos profissionais do setor, e entre os clientes que não contratam porque desconhecem quanto custa esse tipo de atendimento, sem uma previsão final dos gastos, e por considerar que não é acessível ao seu padrão de vida."

Monteiro explica que "com o convênio, os serviços e valores serão tabelados e especificados desde o momento de adesão ao plano." Segundo o arquiteto, o objetivo do convênio é oferecer ao consumidor o acesso a um grupo de profissionais que oriente todo o ciclo construtivo, que pode englobar, por exemplo, desde a sondagem de mercado, compra do terreno, desenvolvimento do projeto arquitetônico e de engenharia, até a decoração de interiores do imóvel. "O aquecimento do mercado da construção civil trouxe uma grande preocupação com o atendimento ao consumidor, para que não espere ter algum problema e só então procurar um profissional que retome o trabalho a partir da etapa da construção ou reforma que apresentou erro ou falha."

O arquiteto diz que os profissionais que desejarem se vincular ao Arqtex para prestar serviços poderão se associar mediante taxa de adesão, desde que sejam pessoas jurídicas ou profissionais liberais devidamente habilitados e registrados pelos órgãos que regulamentam suas atividades, entre elas arquitetura, engenharia e de­­sign de interiores. "Para os profissionais, estar inserido no convênio pode representar mudanças na gestão do negócio e na prospecção de novos clientes. Muitas vezes o profissional dessa área depende de indicações para novos trabalhos e isso pode dificultar ações de expansão. O convênio poderá trazer opor­­tunidade de melhorar o planejamento, estabilidade e plano de desenvolvimento", comenta.

Serviço: Informações pelo fone (41) 3044-4245.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]