• Carregando...
 |
| Foto:

Conheça as principais possibilidade de isolamento acústico para cada elemento de sua casa:

Paredes: para se ter um isolamento mais eficiente é possível criar as chamadas paredes duplas. Para imóveis em construção, elas podem ser feitas com uma camada de alvenaria, revestimento interno (geralmente espuma ou lã de rocha) e mais uma parede de alvenaria para o fechamento. Se a residência já estiver construída, é necessário optar por uma alternativa que não comprometa a estrutura da construção. Em vez de se utilizar duas camadas de alvenaria, pode-se optar pelo drywall (placa de gesso que pode ser preenchida com espuma ou lã de rocha).

Pisos: deve-se evitar os cerâmicos e os chamados flutuantes (pisos de madeira que não são colados à laje, também chamados de carpete de madeira). No seu lugar, são aconselhados materiais com alta absorção da reverberação, como carpete e os pisos de madeira fixados à base. Também há a possibilidade de se instalar as chamadas mantas entre a base de concreto e o revestimento do piso. Elas são feitas de material vinílico (que é uma espécie de gel feito de borracha). Por absorver o impacto, as mantas têm grande eficiência para barrar o som.

Janelas: pode-se abusar dos tecidos nas cortinas. Quanto mais espessa, menos reverberação do som o ambiente vai ter. É possível a utilização dos vidros laminados – pequenas lâminas coladas umas as outras, com espessuras variadas para barrar os diferentes comprimentos de ondas sonoras. Também existe a possibilidade do uso de vidros duplos (duas lâminas de vidro de espessuras diferentes com um espaço vazio, de poucos centímetros entre elas). O preço destes vidros especiais costuma ser 60% mais elevado que os comuns. Além disso, a esquadria – que é o suporte da janela – deve ser feita com material que não deixe o som passar. Os mais aconselhados são o PVC e o alumínio.

Portas: existem modelos mais espessos – com dez centímetros – que já são apropriados para a barragem do som. Caso o morador prefira, poderá construir uma porta de forma semelhante a uma parede dupla – com duas camadas de drywall preenchidas com espuma ou lã de rocha. Também é necessário dar atenção às esquadrias, que devem ser eficientes nas barragens do som. Outra opção é colocar pequenas borrachas, vendidas em casa de materiais de construção, nas frestas.

Forro: na sua construção, pode-se optar por materiais porosos, como o gesso e o isopor. Eles têm grande desempenho no isolamento acústico. Uma outra opção é utilizar placas de drywall.

Fontes: Frederico Carstens, arquiteto da Realiza Arquitetura, Euclésio Finati, engenheiro civil da Braengel e Geraldo Cavalcanti, físico especialista em isolamento acústico da Relacus.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]