• Carregando...
A linha de vasos Coral Éden é inspirada na vida marinha | Divulgação/Holaria Cerâmicas Contemporâneas
A linha de vasos Coral Éden é inspirada na vida marinha| Foto: Divulgação/Holaria Cerâmicas Contemporâneas
  • A poltrona Órbita, criada pelo escritório Asa Design, de Curitiba, foi selecionada para fazer parte da mostra oficial do Museu da Casa Brasileira
  • Linha Pingada, desenvolvida pela Holaria Cerâmicas Contemporâneas: referência aos copos de bares

O design paranaense marcou presença ontem na entrega do 22° Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira – um dos mais importantes do desenho de móveis e objetos do Brasil. No evento, os paranaenses da Holaria Cerâmica Contemporânea receberam menção honrosa pelas linhas de utensílios Pingada e Coral Éden. Além deles, o trabalho de outros conterrâneos podem ser conferidos em uma exposição com as peças de destaque da premiação, aberta a partir de hoje na sede do museu, em São Paulo.

Promovido pelo Museu da Casa Brasileira (MCB), com apoio do Senac de São Paulo, o prêmio revela as principais tendências do design brasileiro. Os quesitos de premiação levam em conta desde originalidade à adequação ao mercado e proteção ambiental. "Os produtos apresentados revelam que cada vez mais o design consegue recorrer ao uso da tecnologia para preservar o meio ambiente e garantir nosso bem-estar", define Miriam Lerner, diretora-geral do MCB.

Nessa edição, foram 555 trabalhos inscritos, número 40% maior do que em 2007. "Isso comprova a vitalidade de nossa premiação e a importância cada vez maior do design para a cultura brasileira", afirma. Foram premiados 18 trabalhos. Do Paraná, os representantes foram Luiz Pellanda, Henrique Serbena e Aleverson Ecker, da Holaria Cerâmica Contemporânea, de Curitiba. Eles receberam menção honrosa na categoria "utensílios", com as linhas Pingada e Coral Éden.

"A Pingada é uma linha de xícaras que remete aos copinhos tradicionais de bares (conhecido como copo americano)", define um dos designers do produto, Aleverson Ecker. O nome é em homenagem ao pingado, que é a denominação popular do café com leite servido em bares e cafeterias.

Com a Coral Éden, a inspiração veio das águas salgadas. "O universo marinho é tão cheio de formas interessantes. Por isso, criamos essa linha de vasos, que tem os contornos de criaturas marinhas que vivem nos corais", explica.

Para o profissional, formado em design há pouco mais de quatro anos, a premiação reflete reconhecimento e incentivo. "É uma força para continuarmos. Desde que nos unimos para abrir a empresa (em 2005), sempre participamos da premiação do MCB e sonhamos em receber algum dos prêmios", conta Ecker.

Exposição

Além dos trabalhos vencedores, os traços paranaenses estarão na exposição aberta a partir de hoje, no próprio museu. São 52 produtos expostos e dez livros. Desses trabalhos, sete foram concebidos em escritórios paranaenses.

Entre as peças selecionadas para a exposição está a poltrona Órbita, criada pelo escritório Asa Design, de Curitiba. Com estrutura feita de madeira (peroba) obtida de uma obra demolida, o produto tem formas circulares, que dão ares aconchegantes. "Nosso objetivo foi trabalhar a madeira de demolição, que é um material pesado, de forma leve. Queríamos um móvel bonito, conceitual, mas que fosse funcional", comenta a designer Daniela Ferro Gil, uma das autoras. A peça é destaque na categoria "mobiliário", a mais disputada da premiação.

Serviço:

A exposição do "22°. Prêmio Design MCB" pode ser visitada até 18 de janeiro, na sede do Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, São Paulo). De terça a domingo, das 10 às 18 horas. Ingressos a R$ 4 (estudantes pagam meia). Aos domingos a entrada é gratuita. Informações: (11) 3032-3727.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]