• Carregando...

Na pré-história, os desenhos nas paredes das cavernas eram feitos para marcar a vida biológica, registrar fatos ou pedir proteção ao sobrenatural. Atualmente, os desenhos entraram na moda e viraram tatuagens que podem ser aplicadas em paredes, armários e espelhos.

As tatuagens, também chamadas de stickers, são feitas de vinil adesivado, mesmo material das placas de sinalização de trânsito. De acordo com a arquiteta Daniella Fanaya, elas podem ser utilizadas em qualquer superfície lisa, inclusive em áreas externas. O suporte de um profissional para a criação e a aplicação do adesivo não é indispensável, mas Daniella destaca que devem ser tomados alguns cuidados na colocação do material. "A única possibilidade de descolar é se houver algum tipo de infiltração. Quando a tatuagem é retirada, a parede tem de ser pintada porque a cola é bem forte. Além disso, o adesivo não é reaproveitável", alerta.

Segundo a publicitária Cris Zdunek, proprietária da Gráfica Digiplomaster, o valor da criação de um desenho para o sticker depende da quantidade de linhas e da espessura, mas o preço da impressão digital gira em torno de R$ 60 a R$ 90 o metro quadrado.

Além das tatuagens, que são recortes no vinil colorido, também é possível realizar plotagens (impressão de imagens e documentos de grande extensão) com o mesmo material.

A arquiteta Daniella Fanaya afirma que não há regra para combinar o adesivo com outros elementos. "Ela acompanha qualquer tipo de decoração. Existem adesivos que são muito modernos e compatíveis com um espaço contemporâneo", comenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]