• Carregando...

Trabalho em uma construtora que realiza obras em vários estados. Em função disso, são alugadas casas para a moradia temporária dos trabalhadores e, por isso, improvisamos banheiros para atender a demanda. O que é possível fazer para fornecermos água quente aos banheiros?

Marcos Daniel, engenheiro de segurança.

***

Resposta

Aquecedor de passagem

Para instalações hidráulicas provisórias (com chuveiros de água aquecida) o engenheiro da Hestia Construções e Empreendimentos, Gustavo Selig, aconselha optar pela instalação de um aquecedor de passagem (a gás), utilizando um botijão pequeno de gás liqüefeito de petróleo (GLP). O equipamento é fácil de instalar e transportar, além de ser leve. Na instalação deve-se tomar alguns cuidados como: colocar o sistema de aquecedores em locais bem ventilados, pois a queima do gás produz monóxido de carbono. "É uma boa opção, o investimento inicial é mais elevado, porém, se forem realizadas manutenções periódicas no equipamento, a vida útil é bem satisfatória." Para este sistema, é preciso um misturador de água quente e fria, responsável por dosar a temperatura da água. Com um único aquecedor a gás é possível instalar até três chuveiros.

Caixa d’água

Outra alternativa para aquecer os chuveiros é colocar caixas d’água, de plástico, em lugares com muito sol. Apesar de ser uma solução simples, ela se adapta melhor em cidades litorâneas e regiões quentes. Segundo o professor de instalações elétricas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Severino Cervelin, este sistema funciona conforme a incidência da luz solar. "Em regiões de calor é dispensável o uso de energia", diz. Para ter um bom funcionamento, ele aconselha optar por uma caixa de mil litros ou duas de 500 litros cada. Um sistema de tubulação leva a água até os chuveiros.

Aquecimento com garrafas pet

Uma novidade difundida pelo programa Desperdício Zero, do governo estadual, é o aquecimento da água por meio de garrafas pet. Também é uma opção prática para os canteiros de obra. As garrafas funcionam como se fossem placas solares – com a diferença de serem portáteis e baratas. Segundo Laertes Dudas, que participa do programa, para aquecer 100 litros de água é preciso 50 garrafas pet transparentes, mais 50 caixas de leite e alguns metros de tubulação em PVC. As garrafas servem como uma estufa para aquecer a água que fica armazenada dentro delas, para depois ser lançada à tubulação do chuveiro. As caixas de leite servem de sustentação à estrutura que prende as garrafas: um quadrado que tem 1x1 metro. O passo-a-passo para a construção do aquecedor está no www.pr.gov.br/sema, clicar no link "água quente para todos". O valor deste aquecedor para quatro pessoas é de R$ 80.

***

Entre em contato

Se você tem alguma dúvida sobre o setor, mande um e-mail para imoveis@gazetadopovo.com.br, ou escreva para a sessão "Tire suas dúvidas" do Caderno Imóveis, Rua Pedro Ivo, 459 – Centro – Curitiba-PR, CEP 80.010-020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]