• Carregando...

O que fazer quando o proprietário de um terreno baldio costuma limpá-lo, mas os vizinhos não colaboram, jogando no local mais lixo ou ainda usando-o como depósito de restos de materiais de construção? Marinês Coradin, dona de casa.

É importante que o proprietário do terreno entre em contato com os possíveis vizinhos que usam o terreno como depósito de lixo para orientá-los sobre os problemas que este ato pode causar. A prefeitura não pode responder por intrigas entre os moradores, mas alerta que há fiscalização constante na cidade em relação à limpeza e proteção do terreno, que é de responsabilidade do proprietário. Além de deixar o local limpo e roçado, ele deve vedar a propriedade, com muro ou cerca, dificultando o livre acesso ao terreno e diminuindo os riscos de invasões. Também é de dever do dono do terreno a realização de uma drenagem onde há o acúmulo de água, para evitar possíveis focos de dengue.

A prefeitura recebe denúncias sobre terrenos irregulares pela Central de Atendimento e Informações, no telefone 156. Só no ano passado, foram registradas 10.837 solicitações para limpeza de terrenos baldios. Após a reclamação, uma equipe de fiscalização vai ao local para fazer a vistoria. Confirmado o problema, o proprietário é notificado e tem prazo de 30 dias para regularizar a situação. No caso de descumprimento à ordem de limpeza, o proprietário pagará uma multa de R$ 400. Quando esgotados os recursos para que ele tome as providências devidas, a prefeitura poderá intervir, fazendo a limpeza do local. Nesta situação, os custos com os serviços executados e a multa de R$ 400 serão cobrados do proprietário em dívida ativa.

Fontes: José Luiz Filippetto, diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Entre em contato

Se você tem alguma dúvida sobre o setor, mande um e-mail para imoveis@gazetadopovo.com.br, ou escreva para a sessão "Tire suas dúvidas" do Caderno Imóveis, Rua Pedro Ivo, 459 – Centro – Curitiba-PR, CEP 80.010-020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]