• Carregando...

Gostaria de saber como devo proceder para comprar um imóvel novo, fazendo o financiamento direto com o construtor ou com a construtora. Quais certidões devo obter para saber da idoneidade dessas entidades e como saber se posso realizar um negócio seguro e sem aborrecimentos futuros?

Adriano Petterle

Após a escolha do imóvel, sugiro visitá-lo muitas vezes. O primeiro passo para a compra é tirar uma certidão de registro de imóveis. Com essa certidão na mão, você poderá ter informações do último proprietário e se há algum impedimento sobre o imóvel, como hipoteca ou alienação, impossibilitando que seja comercializado. Isso acontece normalmente quando o construtor ou a construtora usou o imóvel como garantia em troca de financiamento para a construção. Nesse caso, deve-se tomar muito cuidado, pois se o valor não for pago, você pode perder o imóvel mesmo honrando com o pagamento das parcelas em dia. Após essa etapa, é preciso ler cuidadosamente o contrato e tirar as dúvidas com um profissional da área (alguém especializado em Sistema Financeiro Imobiliário). Se o imóvel ainda não estiver pronto, vale lembrar que durante a obra você só paga correção monetária, mas assim que as chaves forem entregues, serão incluídos juros, o que vai alavancar as prestações. Dê preferência à hipoteca, na qual a posse do bem continua com o devedor, como forma de garantia, em vez de alienação fiduciária, na qual o devedor transmite a posse do bem para o credor, para garantir o pagamento da dívida. Não comprometa mais que 25% de sua renda. Quanto à idoneidade da construtora, procure saber há quanto tempo está no mercado e imóveis que já entregou. Pode também ser feita uma pesquisa na Associação Comercial.

Fonte: Wilson Gomes, consultor jurídico da Associação Brasileira de Mutuários e Moradores (ABMM).

Entre em contato

Se você tem dúvidas sobre o setor, mande um e-mail para imoveis@gazetadopovo.com.br ou escreva para "Tire suas dúvidas" do Caderno Imóveis, Rua Pedro Ivo, 459 – Centro – Curitiba-PR, CEP 80.010-020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]