Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado

Todos por um: em equipe é melhor

Rede Imóveis chega a duas décadas com 13 empresas e carteira integrada de 4,5 mil unidades

Fernando Galvão, presidente da Rede Imóveis: em 2013, marketing é mais presente | Arquivo/ Gazeta do Povo
Fernando Galvão, presidente da Rede Imóveis: em 2013, marketing é mais presente (Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo)

Há 20 anos, juntar um grupo de imobiliárias para atuar em conjunto, mesmo antes de a internet se popularizar, parecia uma ideia impossível de colocar em prática. A Rede Imóveis, que atualmente reúne 13 imobiliárias da capital, venceu as dificuldades físicas e as barreiras culturais, mostrando que trabalhar em equipe é bom negócio.

O grupo nasceu em 1993 e foi pioneiro no Brasil nesse formato de parceria.

Na Rede, as empresas compartilham toda a carteira de imóveis, tanto de locação como para venda. Com isso, quem procura imóvel em uma das imobiliárias do grupo pode acabar fechando negócio com outra.

A prática pode parece estranha por promover empresas concorrentes de mercado, mas a atuação em conjunto acaba favorecendo todos os participantes. Cerca de 35% dos negócios gerados em cada imobiliária acontecem via Rede.

Crescimento

Esses negócios ajudam as imobiliárias a manter um crescimento médio de 20% ao ano.

"Os corretores absorveram o conceito de rede", afirma Fernando Galvão, atual presidente. "Não existe o sentimento de que, se você oferecer um imóvel da outra imobiliária ao cliente está ajudando a concorrência. Pelo contrário. A possibilidade da carteira compartilhada facilita o trabalho do corretor e o cliente fica feliz", diz o presidente da Rede Imóveis.

O grupo é formado pela Cilar, Baggio Imóveis, Imobiliária 2000, Fernandez Mera, Habitec Imóveis, Imobiliária Razão, Cibraco Imóveis, Futurama Imóveis, Galvão Locações, C3 Imóveis, J8 Imóveis, Kondor Imóveis e Brasil Brokers Galvão.

Desafios

Quando a rede começou, as imobiliárias compartilhavam fichas com informações sobre o imóvel. Hoje elas usam o mesmo sistema informatizado. Quando o cliente procura o perfil de um imóvel no site de uma das empresas, tem acesso à lista de todas.

Juntas, as 13 empresas têm uma carteira de 4.500 imóveis. O grupo responde por 15% do mercado de vendas e 25% do segmento de locação em Curitiba.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.