• Carregando...

Há pouco mais de duas semanas o engenheiro Ricardo Macedo teve uma surpresa ao chegar no trabalho: deparou-se com marcas de tiros nos vidros da fachada da empresa que dirige, no bairro Rebouças, em Curitiba. O choque inicial foi aos poucos revertido em alívio, pois as balas não transpassaram a vidraça.

"Provavelmente tentaram roubar o computador que fica junto à fachada, onde colocamos vidros antivandalismo. Conforme a espessura desse material, obtém-se mais resistência, inclusive contra projéteis", explica Macedo, diretor da Engevidros, especializada em projetos construtivos com vidros especiais, entre eles o anti-vandalismo, formado por três ou mais lâminas de vidros de 20 milímetros intercalados por camadas de resina.

O produto posto à prova é um dos diversos componentes de uma indústria alimentada pelo medo. A violência explícita no noticiário e no cotidiano dos grandes centros urbanos está estimulando um segmento promissor e relativamente novo da segurança patrimonial: a blindagem residencial. O expediente, claramente inspirado na conhecida blindagem automotiva, consiste em transformar uma moradia em uma espécie de redoma protetora, na qual as portas, janelas e paredes são revestidas com materiais especiais, resistentes a tiros e a tentativas de invasões.

Embora a blindagem na construção civil seja mais comum na área corporativa, sobretudo em agências bancárias e em certos tipos de comércios e indústrias, ela parece ter chegado definitivamente também nas residências. Segundo Carlos Monte Serrat Barbosa, gerente da Markom Blindagem, empresa paulistana que atua há 15 anos no mercado de blindagem na construção civil, as pessoas estão se sentindo mais inseguras, e isso fez com que nos últimos três anos houvesse um aumento significativo na demanda e no número de empresas especializadas nesse tipo de trabalho. "Em cidades como Curitiba, onde, em função do seu clima, as pessoas ficam mais em casa e no trabalho e passam pouco tempo na rua, a blindagem residencial tem tudo para progredir", ressalta.

Entre os serviços mais solicitados para as residências estão as portas revestidas com camadas de aço e janelas com lâminas de vidro, ambos à prova de diferentes calibres balísticos, de acordo com a análise da necessidade específica de cada residência ou condomínio. Nestes, está se tornando comum tambám a presença de guarita totalmente blindada. Segundo Barbosa, o objetivo desse sistema é resguardar os moradores de possíveis ações de criminosos, deixando o local praticamente impenetrável, pelo menos pelo período de tempo suficiente para chamar o socorro ou para se livrar dos bandidos. "No entanto, nenhum sistema é totalmente inviolável, pois é possível que uma ação contínua e demorada viole até as melhores proteções", adverte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]