• Carregando...
A decoração da sala é em tons de areia e a madeira dos móveis em ipê tingido | Antônio Costa/Gazeta do Povo
A decoração da sala é em tons de areia e a madeira dos móveis em ipê tingido| Foto: Antônio Costa/Gazeta do Povo

Dois anos para planejar

Para o casal Paulo e Cléris Nascimento pensar e montar o apartamento durante dois anos foi uma forma de lazer, uma verdadeira "curtição" para toda a família. Participando constantemente de todos os detalhes do projeto junto com a arquiteta Caroline Bolmann, o casal foi comprando móveis, eletroeletrônicos e outros objetos aos poucos, escolhendo tudo com calma e aproveitando as promoções que iam aparecendo. "Chegava na loja e se gostasse de alguma coisa só levava se o gerente concordasse em me entregar daqui a algum tempo. Assim fui comprando as coisas aos poucos, pagando parcelado. Quando me mudei estava tudo praticamente montado, e o melhor, pago. Fica aí a dica para quem está planejando a casa", diz Paulo.

Caroline afirma que a participação do casal em todos os passos do projeto também foi fundamental para o resultado final. "Às vezes, o cliente deixa tudo na mão do arquiteto e a casa fica com a cara do profissional. No caso do Paulo e da Cléris, eles iam atrás do que queriam, até fotografavam algumas coisas para me mostrar ideias das quais eles gostavam. Tudo isso facilitou o meu trabalho e deixou o apartamento do jeito deles."

  • Integrada à cozinha, a churrasqueira ganha destaque com pastilhas vermelhas de vidro
  • Sob a cobertura de vidro, mesa e cadeira de fibra e tapete de sisal. Na parede destaque para as pastilhas de coco e o quadro branco tipo mandala
  • No quarto de Marcel, mobiliário em branco e tom cappuccino
  • Ao lado da cama de casal fica um móvel de apoio com uma pequena vitrine para os objetos de Cléris, com a função de uma penteadeira
  • Vasos sob pedriscos em muretas de vários níveis e um gazebo de madeira com cobertura de policarbonato compõem o jardim do apartamento

Não parece um apartamento. Essa é a primeira impressão que se tem ao entrar na residência de 350 metros quadrados do administrador Paulo Nascimento, sua esposa Cléris e o filho de 26 anos, Marcel. O imóvel fica no térreo de um prédio no Alto da XV, entregue em dezembro de 2007. Dois anos antes, praticamente com o prédio ainda na planta, Paulo fechou o negócio com a construtora e contratou a arquiteta Caroline Bolmann para pensar com ele e a família na casa dos sonhos. O edifício ainda no início da construção e o acompanhamento desde cedo de Caroline possibilitaram algumas mudanças estruturais que mais tarde seriam difíceis de se fazer.

Essas modificações foram feitas na varanda da sala e na área da churrasqueira. No caso da sala, o ambiente foi ampliado para além do local onde ficaria a porta-janela, com uma cobertura de vidro. "Foi criado um espaço de transição entre o ambiente interno e externo", conta a arquiteta. Neste espaço, uma coluna de sustentação, que não podia ser quebrada, foi disfarçada com um revestimento de pastilhas de coco – material que também cobre parte da parede contrária à coluna.

Esse e outros materiais como a fibra da mesa, das cadeiras e do tapete são rústicos, mas combinam perfeitamente com a decoração mais sofisticada da sala, que mescla móveis contemporâneos de ipê tingido, desenhados por Caroline, com detalhes delicados em relevo e feitos em marcenaria, com algumas peças clássicas. Tudo em tons de areia. "O piso em toda essa área e também na cozinha é porcelanato claro, que além da facilidade de limpeza, ajuda a ampliar e integrar os ambientes", explica Caroline.

É na cozinha que está a outra mudança estrutural do apartamento. Com a integração de um espaço externo ao ambiente, por meio, novamente, de uma cobertura de vidro, o espaço foi unido à churrasqueira, construída em local diferente do restante dos apartamentos do prédio. "A utilização do espaço dessa maneira foi uma exigência minha na hora da compra do apartamento. Sem essa área não fechava negócio", conta Paulo. O resultado é uma cozinha bem funcional, integrada à churrasqueira.

Diferentemente da sala, o tom de madeira escolhido para o mobiliário da cozinha, comprado com uma empresa de móveis planejados, foi claro. As bancadas de serviço foram revestidas com granito branco marfim, o que deixou o destaque do espaço para a churrasqueira, coberta por pastilhas de vidro vermelho – tom que foi aproveitado também no estofado das banquetas e cadeiras do espaço, feitas em metal, vidro e acrílico transparente.

Tanto na sala quanto na cozinha, outro projeto que foi possível porque o imóvel ainda estava em construção foi o de som, com detalhes como alto-falantes embutidos no teto. Os objetos de decoração são parte de Cléris, que adora comprá-los em viagens, parte escolhidos por Caroline, como os quadros que cobrem as paredes da área social e dos quartos.

Área íntima

Assim como no projeto de som da cozinha, o conforto sonoro do apartamento fica por conta também das esquadrias em PVC e vidro duplo das portas-janelas dos quartos, que dão, todas, para o jardim cuidadosamente elaborado por Paulo e Caroline.

Ao todo são três suítes. Na do filho, Marcel, de 26 anos, a opção da madeira dos móveis foi pelo tom cappuccino. A bancada da pia, feita em vidro transparente 15 milímetros, foi externada do banheiro. Isolados ficaram apenas vaso sanitário e box. Os detalhes com cor ficam por conta das colchas e toalhas a mostra do ambiente.

Na suíte do casal, o closet, todo em laca branca, ficou integrado ao quarto. "As portas com espelho, junto com o branco, ampliam o espaço, além de ajudar na hora de vestir", comenta Caroline. Destaque para um móvel de apoio, com gavetas e um pequeno mostruário com os objetos de Cléris perto da cama – móvel que, junto com os criados, foi feito em tom de imbuia tingida. Uma porta corrediça que segue o padrão dos armários serve para isolar, quando necessário, a bancada da pia (em vidro preto de 15 milímetros), o vaso sanitário e o box, separados em um ambiente ao lado, do restante do quarto. Um pequeno escritório complementa o dormitório.

Jardim sobre a laje

A área externa do apartamento de Paulo e Cléris fica sobre a garagem do prédio, por isso não foi possível fazer o espaço gramado. A solução encontrada pela arquiteta Caroline Bolmann foi criar muretas de vários níveis, com os vários tipos de plantas em vasos escondidos por pedriscos.

Móveis e deques de madeira completam o espaço de relaxamento que era um dos principais pedidos do administrador Paulo. "Trabalho pesado a semana inteira e no fim de semana adoro ficar em casa, de preferência, mexendo com as plantas. É meio jeito de desestressar para, na próxima semana, começar tudo de novo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]