• Carregando...
Penthouse | Fotos: Divulgação
Penthouse| Foto: Fotos: Divulgação
  • Loft
  • Loft

Quem vasculha os classificados à procura de um apartamento depara com um variado cardápio de imóveis. O mercado oferece muitas opções além do apartamento padrão, aquele de planta básica com dormitórios, sala, cozinha, lavanderia e banheiro, tudo bem dividido. Estrangeirismos, usados para dar sofisticação ao produto, podem acabar confundindo o comprador. O arquiteto José Luiz Smolka explica o que são essas diferentes categorias de apartamento.

Penthouse

É a unidade que ocupa o último andar do edifício. Oferece ampla vista e espaços ao ar livre, pode ocupar toda a extensão do ático ou ser projetada em mais níveis. Neste último caso, a área social fica toda na parte inferior, com sala de estar, sacada, cozinha, área de serviço e terraço descoberto. No andar superior fica a área íntima, com quartos e banheiros. Geralmente, os penthouses têm características luxuosas e exclusivas. Sua execução é cara porque altera o aspecto estrutural do apartamento padrão de edifício. O modelo é diferente da cobertura duplex tradicional, que geralmente tem churrasqueira e piscina no nível superior e o restante da área social no andar de baixo.

Loft

É um apartamento amplo, sem divisórias, geralmente com grandes janelas e pé direito alto. Permite a criação de um mezanino, onde é instalado o dormitório ou a suíte. Possuem cozinha americana e divisórias internas com instalações aparentes. O morador tem autonomia para delimitar cada ambiente . O diferencial é a integração das peças, e a maior vantagem, o espaço livre. É um apartamento indicado para uma pessoa ou casal, devido ao quarto único. Nos últimos cinco anos, os modelos também têm a varanda gourmet, um espaço generoso com pia e churrasqueira.

Studio

Este tipo de imóvel se assemelha ao loft, mas tem dimensões menores e é projetado em apenas um nível. Pode apresentar algumas divisões internas, como o quarto privativo. Também tem cozinha americana interligada à área social. O studio foi idealizado para atender aos solteiros das classes média e média alta. O ar de modernidade é o que o diferencia dos antigos conjugados ou kitnets. É um apartamento enxuto, de até 50 m², geralmente localizado em regiões mais centrais da cidade, que contam com amplo apoio de serviços.

Garden

Localizado no pavimento térreo, o garden tem varanda ampliada e metragem superior às outras unidades. Concebido para valorizar o primeiro andar, alia a segurança do prédio a uma área verde exclusiva, ideal para projetos paisagísticos, como jardins, pequenas hortas, playgrounds privativos e espaços para animais de estimação. Pode ter churrasqueira, forno de pizza e até piscina. Mas há desvantagens, como a proximidade da rua, do salão de festas e da garagem. Recentemente, surgiram os office garden, salas térreas em prédios comerciais que têm uma área verde ou acomodam um espelho d’água no ambiente de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]