• Carregando...
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita). | Divulgação
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita).| Foto: Divulgação

Na Casa Cor Paraná deste ano, alguns profissionais buscaram na natureza uma ajuda extra para tornar os seus ambientes mais bonitos e atraentes. Em um terreno repleto de belas árvores e plantas, a 14ª. edição da mostra abusa do verde e transmite uma das grandes preocupações surgidas no século passado e que ganhou maior força atualmente: a preservação ecológica.

Desenvolvido pelo trio de arquitetos Jeancarlo Versetti, Bruno Pugas e Luciano Calderari, o ambiente "Studio de Um Fotógrafo Ambientalista" foi fruto de um desafio. "Havia uma árvore bem no meio do espaço. A princípio nos assustou, mas resolvemos utilizá-la na composição", explica Pugas. O ambiente, de 45 metros quadrados, foi todo construído em torno da corticeira nativa, que com seus pouco mais de dois metros de perímetro (circunferência do tronco) atravessa o interior do estúdio, em uma estrutura inusitada. "Com isso queremos mostrar que é possível integrar. Construir sem destruir a natureza", conta o arquiteto. No espaço, é destaque também a exposição de fotos do renomado fotógrafo ambientalista paranaense Zig Koch.

Na área externa do "Loft da Avó Jovem", projetado pelas arquitetas Lia Márcia Meger e Vânia Deeke, outra corticeira também ocupa papel importante no espaço. Desta vez ainda mais imponente, com cinco metros de perímetro – a maior do terreno. "Essa é uma árvore que tem mais de 200 anos e foi o que nos cativou quando vimos o espaço que iríamos trabalhar", diz Lia. O ambiente também explora o conceito de arquitetura sustentável, com a utilização de materiais ecologicamente corretos, como bambus, pastilhas e vidros reciclados.

O verde também mostra que é tendência em ambientes como o "Living e Bar", desenvolvido pelas arquitetas Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, e o "Jardim Frontal", projetado pelos paisagistas Nadia Bentz e Vanderlan Farias. No primeiro, além de manter a árvore na área externa intocada, as profissionais optaram por diversos vasos de plantas como parte da decoração, dando um tom clássico a um espaço moderno. Já no "Jardim Frontal", a ordem foi tornar maior o contato com a natureza. Neste ambiente, inúmeras plantas ornamentais, espelho d’água e um deck em ipê são os destaques. "O verde faz bem. O contato com a natureza reflete na saúde do morador", aponta Nadia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]