• Carregando...
 | Aniele Nascimento
Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento Gazeta do Povo

O Ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello negou um recurso de Jair Bolsonaro (PSL) que condena o atual presidente a R$ 10 mil à deputada Maria do Rosário (PT-RS) por danos morais. 

A decisão é do dia 14 e foi publicada terça-feira (19) e se refere ao episódio em que Bolsonaro disse que Maria do Rosário não merecia ser estuprada. O caso aconteceu quando Bolsonaro ainda era deputado federal, e o então deputado repetiu em entrevista que “ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero”.

Bolsonaro foi condenado em primeira instância em 2015. Dois anos depois, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve a decisão.

LEIA TAMBÉM:  Tribunal livra Bolsonaro da condenação por danos morais no caso quilombolas

A defesa de Bolsonaro recorreu ao Supremo sob o argumento de que as declarações estavam protegidas pela imunidade parlamentar prevista na Constituição -alegação que já havia sido rejeitada pelo STJ.

Em sua decisão, o ministro Marco Aurélio afirmou que o recurso ao STF pretendia gerar um reexame das provas, o que não é admitido.

Além de manter a condenação, o magistrado aumentou o valor que Bolsonaro deve pagar como honorários à defesa de Maria do Rosário, de 10% para 15% do valor da causa. Cabe recurso da decisão.

A ação que gerou a condenação ao pagamento de indenização tramitou na esfera cível. Na área penal, Bolsonaro era réu em duas ações no STF sob acusação de incitar o crime de estupro e de cometer injúria.

Essas ações foram suspensas na semana passada pelo ministro relator, Luiz Fux, que se baseou na determinação constitucional de que o presidente da República só pode ser processado por supostos crimes praticados no exercício do mandato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]