Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direito de família

Devedor de pensão alimentícia não pode ser preso duas vezes pela mesma dívida

Homem conseguiu habeas corpus após ser preso pela segunda vez pelo mesmo débito

 | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
(Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Um devedor de pensão alimentícia não pode ser preso duas vezes pela mesma dívida. Esse é o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que concedeu habeas corpus a um homem que havia sido preso pela segunda vez devido aos mesmos valores.

Na primeira vez, o homem ficou 30 dias preso. Como ele não fez o pagamento, tanto o juiz de primeiro grau quanto o Tribunal de Justiça determinaram que ele fosse preso por mais 30 dias. 

Mas, para o STJ, prender o homem novamente pelo menos motivo se trataria de bis in idem, ou seja, repetir a pena por um mesmo fato. O relator do caso, ministro Villas Bôas Cueva, considerou que seria possível prorrogar o tempo de detenção, mas não decretar uma ordem de prisão após a primeira ter sido concluída. Para ele, o devedor tendo “cumprido integralmente a pena fixada pelo juízo da execução, não há que falar em renovação pelo mesmo fato”.

Com informações da assessoria de imprensa do STJ

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.