• Carregando...
 | PEDRO ARMESTRE
PEDRO ARMESTRE
| Foto: PEDRO ARMESTRE PEDRO ARMESTRE

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em antecipação de tutela, que o escritor Flavio Azambuja Martins, conhecido como Flavio Morgenstern, apague da rede, em até 48h, comentários e mensagens injuriosas relacionadas ao cantor Caetano Veloso. O artista está processando Morgenstern por, supostamente, ter criado e disseminado no Twitter a hashtag “CaetanoPedófilo”. 

O escritor também está proibido de fazer novas postagens “injuriosas”, “difamatórias” e “caluniadoras” contra Caetano. A decisão da juíza Flavia Goncalves Moraes Alves, da 14ª Vara Cível da Capital, estipula uma multa diária de R$ 300, em caso de descumprimento, no limite de R$ 30 mil. 

Leia também: Caetano: sexo com menor de 14 anos é crime no Brasil desde o Império

Na decisão, a juíza afirmou que “o réu [Morgenstern] extrapolou do seu direito à liberdade de pensamento” e concedeu a tutela antecipada para evitar “qualquer tipo de abalo à honra e à imagem do autor [Caetano]”. Analisando preliminarmente o pedido de Caetano, a magistrada entendeu que “não resta dúvida acerca da natureza difamatória e ofensiva [das mensagens]”. 

A decisão ponderou ainda que, na internet, as mensagens se propagam muito rápido e que “em determinadas situações, torna-se necessária a intervenção judicial por meio de medidas emergenciais, com objetivo de impedir possíveis lesões aos direitos da personalidade”. 

Leia também: MBL e Frota devem remover ofensas a Caetano das redes, determina Justiça

A juíza também marcou uma audiência de conciliação e mediação para o dia 24 de janeiro de 2018. 

Pedido

Caetano havia pedido prioridade na tramitação processual, por ter mais de 75 anos, e havia dito não ter interesse em participar de audiência de conciliação e mediação.

Na petição inicial, Caetano afirma que Morgenstern usa as redes sociais para “ofender e incitar seus seguidores a perseguir aqueles por quem o Réu nutre desafetos” e nega participar de uma guerra cultural, porque “o Autor é pessoa pacífica, que conversa sobre ideias e mantém uma postura serena sobre seus ideais, sem jamais deixar de ser coerente acerca dos mesmos”. 

“Para azar do Réu, e sorte da sociedade, nosso sistema jurídico e os valores que a ele estão visceralmente vinculados não aceitam, nem chancelam, esse tipo de ‘refrega’ de baixíssimo nível que o Réu buscou, sem sucesso, estabelecer com o Autor. Ficou falando sozinho e, agora, vai conversar com a Justiça”, afirma ainda Caetano. 

A reportagem entrou em contato com Flavio Morgenstern e Caetano Veloso, que preferiram não comentar o assunto. Ontem, porém, Flavio Morgenstern tuitou:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]