• Carregando...
Mariane Maio e Patricia Nalevaiko, da equipe do Ler e Pensar, mediaram todos os debates do Fórum.
Mariane Maio e Patricia Nalevaiko, da equipe do Ler e Pensar, mediaram todos os debates do Fórum.| Foto:

Pela primeira vez realizado no formato online, o “2º Fórum Ler e Pensar: Informação transformada em conhecimento”, promovido pela Gazeta do Povo e Instituto GRPCOM (IGRPCOM), registrou números expressivos. Ao todo, foram quase 3 mil pessoas inscritas, que acompanharam as 14 palestras do Fórum, realizadas entre os dias 11 e 17 de março. No rol de participantes estavam profissionais e estudantes das áreas de educação e comunicação, além de entusiastas das temáticas abordadas no evento, de todas as regiões do país.

“Registramos pouco mais de 12 mil visualizações às palestras, um número bastante alto, principalmente se considerarmos a grande variedade oferecida no Fórum e a diversidade de horários”, contou Mariane Maio, gestora do Projeto Ler e Pensar, explicando que a inscrição para o evento era única e as pessoas podiam optar por assistir quais palestras tivessem interesse e disponibilidade.

Segundo Mariane, além dos altos números de inscrição e acesso, a interação, propiciada pelo modelo online e ao vivo, também foi um grande destaque do evento. “Durante as palestras todos participaram ativamente do chat, enviando perguntas, sugestões e contribuições. Inclusive, muitos aproveitavam pra trocar experiências e fazer networking. Outra grande surpresa foi o fato de que muitas pessoas assistiram a todas as palestras, o que não esperávamos, devido ao grande número de atividades”, disse.

Uma dessas pessoas foi o professor José Luiz Lourenço, que agradeceu à participação no evento e afirmou que foi um momento de muito aprendizado. “Depois de 55 anos de magistério vi muitos participando ativamente. Isto nos mostra que ainda têm muitos que acreditam em tudo o que acredito e que a educação ainda é muito importante. Se eu não fosse professor eu seria, com certeza, professor”, declarou Lourenço.

Dentre os temas abordados no evento, estavam a inovação na educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as fake news, a leitura, a cidadania, a alfabetização midiática, a educomunicação, a cibercultura, o (ciber)bullying e a desinformação.

Um dos palestrantes foi o professor da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Educomunicação, Ismar Soares. O professor, que é considerado um dos maiores especialistas do tema no país, agradeceu o convite e destacou a iniciativa da Gazeta e do IGRPCOM. “Estou muito feliz de ter estado aqui e de poder somar aos colegas. Temos um grande exemplo de prática educomunicativa exercida por um órgão de comunicação, a Gazeta do Povo, que entendeu a importância da mídia associada à comunicação para melhorar o Brasil”, destacou Soares.

Para Ana Gabriela Simões Borges, superintendente do IGRPCOM, “neste ano em que o Ler e Pensar deu um passo importante para chegar a todo Brasil, reunir uma rede de parceiros e levar temas de tamanha importância aos quatro cantos do país, é motivo de muita alegria para nós. Deu tão certo que seguiremos formando professores com o apoio dos recursos digitais que estão aí para servir à educação”.

O Fórum contou com o apoio institucional da GAPMIL, a aliança internacional da Unesco para parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional, da Associação Brasileira de Educomunicação (ABPEducom), do EducaMídia, projeto do Instituto Palavra Aberta e do Seminário Nacional de Tecnologias da Educação (Senated).

Não acompanhou e ficou interessado em assistir?

Durante o Fórum as palestras foram transmitidas online. Porém, todas elas serão disponibilizadas posteriormente para os participantes do Ler e Pensar. Para participar do Projeto é preciso ser profissional da rede pública e básica de ensino e efetuar a inscrição neste site. O Ler e Pensar é gratuito e ainda oferece diversos benefícios ao longo do ano, como a assinatura gratuita da Gazeta do Povo e acesso a uma plataforma de educação à distância (EAD) com cursos certificados, além das palestras do Fórum.

Mais informações: www.lerepensar.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]