• Carregando...
2º Fórum Ler e Pensar será online e terá abrangência nacional
| Foto:

Como já diria o filósofo Mário Sergio Cortella “informação é cumulativa, conhecimento é seletivo”. Para ele, um dos maiores desafios da educação diante da quantidade e velocidade de informações na era digital, é preparar as pessoas para que tenham critérios e repertório para fazer boas escolhas de conteúdo e de vida. Pensando na importância do tema, o “2º Fórum Ler e Pensar: Informação transformada em conhecimento”, promovido pela Gazeta do Povo e Instituto GRPCOM, será realizado entre os dias 11 e 17 de março de 2020. O evento, que pela primeira vez será online, pretende reunir especialistas e entusiastas da educação, comunicação e tecnologia de todo o Brasil.

Dentre os temas das palestras, estão inovação na educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fake news, leitura, cidadania, alfabetização midiática, educomunicação, cibercultura, (ciber)bullying e desinformação.

De acordo com Mariane Maio, gestora do Ler e Pensar, essa mudança ocorreu devido à expansão do Ler e Pensar em 2020. “Como o Projeto terá abrangência nacional, optamos por fazer o evento online para que todos possam participar. Ao todo, serão 14h horas de palestras, durante uma semana. O Fórum será gratuito e dará certificação aos participantes”, contou.

Dentre os palestrantes do Fórum, estão o professor José Moran, referência em metodologias ativas e um dos fundadores da Escola do Futuro. Outro convidado é o professor titular da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, Ismar Soares. Alexandre Sayad, jornalista, educador e Co-Chairman Global da GAPMIL (Aliança Global em Mídia e Educação) da UNESCO internacional, também está entre as presenças confirmadas.  Ainda, teremos a participação da dupla Mariana Ochs e Daniela Machado, coordenadoras do EducaMídia.

Quem pode participar?

O “2º Fórum Ler e Pensar: Informações transformada em conhecimento” é destinado para todas as pessoas que se interessam pelo tema e atuem na Educação Básica. Apesar de gratuito, as vagas para participar do evento são limitadas e serão preenchidas por ordem de cadastro, sendo que professores já inscritos no Ler e Pensar terão preferência.

O Fórum conta com o apoio institucional da GAPMIL, a aliança internacional da Unesco para parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional, da Associação Brasileira de Educomunicação (ABPEducom), do EducaMídia, projeto do Instituto Palavra Aberta e do Seminário Nacional de Tecnologias da Educação (Senated).

Mais informações:

Data: 11 a 17 de março de 2020

Horário: horários variados

Programação e inscrições: http://www.webinar.com.br/forumlerepensar

Evento gratuito, online e com certificação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]