• Carregando...
A sala de aula como laboratório de curiosidades e descobertas
| Foto: Canva.com

Quem costuma acompanhar o blog do Ler e Pensar já deve saber quem é Janisse Cordova, professora da rede municipal de Curitiba. Há 14 anos, Janisse participa do projeto do Instituto GRPCOM, que estimula o uso do jornal e das mídias em sala de aula para promover a leitura e a cidadania digital. Em 2023, a professora recebeu novamente a menção honrosa do LeP, desta vez, pelo projeto “Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”, uma releitura de “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, um dos clássicos da literatura infantil. A partir do diálogo entre a raposa e o Pequeno Príncipe: "Por favor, cative-me!", ela teve a ideia de trabalhar em favor da causa da defesa e do bem-estar dos animais, conscientizado as crianças sobre a importância de garantir que eles sejam tratados com dignidade e respeito.

Desenvolvido por alunos da classe especial do Ensino Fundamental I (de 6 e 10 anos de idade), o projeto baseou-se nos pilares da metodologia do Ler e Pensar (Com-Pela-Para a mídia), aproveitando diferentes recursos midiáticos (como notícias de jornais impressos, online e audiovisuais, blogs, podcasts e redes sociais) para enriquecer o processo de aprendizagem. Segundo a professora, planejar situações pedagógicas, que realmente encantem os estudantes – para que possam agir como coautores de todo o processo –  foi essencial para o sucesso da prática.

“Muitos alunos, quando passam por algum tipo de frustração ou fracasso escolar, acabam perdendo o interesse em aprender. O uso das tecnologias e das mídias digitais, relacionando assuntos do seu cotidiano e interesse, transforma a sala de aula num verdadeiro laboratório de curiosidades e descobertas. Os estudantes sentem-se motivados de tal maneira, que eles próprios trazem de casa fotos e notícias relacionados ao tema da nossa pesquisa”, ressalta.

Além dos trabalhos produzidos na classe, o “Tu te tornas responsável...” cativou também toda a comunidade escolar. Em 2023, Janisse promoveu na Escola Nivaldo Braga uma feira de adoção de animais resgatados, além de uma palestra com a representante da ONG Adote um vira-lata (@adotevl), Letícia Fernandes, fundada em 2017, quando ela tinha apenas 14 anos e que, até hoje, já resgatou mais de 700 animais em situação de abandono ou maus-tratos.

“O projeto terminou, mas o assunto e o interesse não se esgotam. Por isso, lançamos uma campanha de arrecadação de tampinhas e latinhas para contribuir com o trabalho desenvolvido pela ONG e continuar conscientizando mais crianças e famílias sobre a importância de cuidar dos animais”.

A professora Janisse é participante do Ler e Pensar, iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio a professores e profissionais da rede pública e educação básica de todo o Brasil, estimulando o uso da informação e das mídias em sala de aula para promover a leitura e a cidadania digital. Para saber mais e fazer parte, acesse: www.lerepensar.com.br

Siga-nos nas redes sociais: Instagram | Youtube | Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]