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Da sala para o mundo: a preservação começa na escola
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Desde as primeiras semanas de agosto, são frequentes as notícias sobre as florestas e matas que ardem em chamas nos estados do Norte, incluindo áreas da Amazônia. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2019 houve um aumento de mais de 80% de incêndios florestais no Brasil, comparando com o mesmo período no ano passado.

A comoção mundial e a avalanche de mensagens sobre os incêndios florestais na Amazônia têm tomado conta das redes sociais. A hashtag #PrayForAmazonas ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter em todo o mundo, ocupando os Trending Topics. Conforme noticiado na Gazeta do Povo, atos populares estão sendo organizados em defesa do meio ambiente. 

Grandes líderes mundiais como o presidente da França, Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel, voltam seus olhos ao Brasil, considerando os incêndios uma emergência grave, na intenção de debatê-los junto ao G7, grupo internacional composto por sete países: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, as economias mais avançadas do mundo.

Como em todos os assuntos de grande repercussão, nem tudo o que circula na internet é verdade, dessa forma, o site do G1 fez um especial Fato ou Fake,  dizendo o que é ou não verdade sobre as queimadas na Amazônia. Mas, algo que é fato, conforme noticiado na Gazeta do Povo, é que as chamas expõem as fragilidades do governo quanto a situações ambientais.

Cuidando do que é nosso


Com tantos casos de destruição provocados pelas gerações passadas e também pelos adultos de hoje, fica difícil não se preocupar com o futuro das crianças e no mundo que elas terão amanhã. Dessa forma, a professora Edimara Hazelski Dias desenvolveu algumas atividades sobre o tema Meio Ambiente, despertando nos alunos a importância de cuidar da natureza.

O projeto foi desenvolvido com os alunos do 3º ano, da Escola Municipal Rolândia, localizada em Curitiba. Primeiramente, a turma leu a reportagem publicada na Gazeta, sobre o projeto de drones para o monitoramento dos parques no Paraná e prevenção ao desmatamento. Depois, eles fizeram alguns exercícios de interpretação, para aprofundar o tema.

A professora conta que a atividade foi de grande interesse para os alunos, que passaram a pensar mais sobre preservação, sabendo que cuidar do meio ambiente é um dever de todos. Indo além da sala de aula, os alunos ainda irão produzir um jornal da turma, registrando sobre os cuidados com o bairro onde moram.

É inegável que preparando as crianças de hoje, teremos cidadãos mais conscientes, éticos e preocupados com o mundo. “Procuramos despertar nos alunos seu senso de responsabilidade para com o meio ambiente, percebendo que fazem parte do mesmo e que o futuro depende das atitudes de todos nós”, afirma Edimara.

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