Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Ler e Pensar oferece formação on-line e gratuita para professores de todo o Brasil
| Foto:

Muito tem se falado sobre a volta presencial das aulas e não existe consenso sobre quando isso deve acontecer em todo o país. Porém, é unânime que para ocorrer, mudanças precisarão ser feitas e uma das alternativas é o ensino híbrido, que contempla momentos presenciais e remotos/on-line. Portanto, começou-se uma busca em como propiciar atividades híbridas com excelência e eficácia.

Para o professor da Universidade de São Paulo e pesquisador de inovações na educação, José Moran, uma opção é a utilização das metodologias ativas. “A combinação da aprendizagem ativa e híbrida com tecnologias móveis é poderosa para desenhar formas interessantes de ensinar e aprender”, afirmou em seu artigo “Metodologias ativas e modelos híbridos na educação”. Pensando nisso, e com o objetivo de discutir mais sobre o tema e capacitar os professores, o Ler e Pensar (LeP) lançou a Formação On-line Metodologias Ativas no Ensino Híbrido. Confira a aula de abertura abaixo, com o professor Moran.

Formação

“O ensino híbrido não é mais uma tendência e sim uma necessidade imediata. Por isso, entendemos que aprender a usar as metodologias ativas, as tecnologias digitais e as mídias é essencial para que os professores transformem suas aulas em experiências de aprendizagem significativas, para o estudante do século XXI”, afirma Mariane Maio, gestora do LeP.

A Formação é on-line, gratuita e aberta a qualquer interessado no assunto. Porém, as vagas são limitadas. Para fazer a inscrição, basta clicar aqui. O curso contará com a aula de abertura, mais quatro aulas ao vivo sobre os temas: Sala de Aula Invertida, Gamificação, Aprendizagem pro Problemas e Projetos e um momento de compartilhamento de cases e práticas reais.

Caso a pessoa não consiga assistir no momento, poderá ver as aulas em uma plataforma EAD exclusiva e fechada aos participantes, que também oferecerá atividades e materiais complementares. Ao finalizar os módulos, os participantes poderão gerar certificados individuais e ao completarem todos os módulos, terão direito a um certificado único, emitido pela Universidade Tuiuti (credenciada ao MEC) com o total de 25 horas.

Ler e Pensar

O curso on-line faz parte do Projeto Ler e Pensar (LeP), do Instituto GRPCOM e da Gazeta do Povo. Atuando na formação de professores, o LeP usa a mídia jornal pedagogicamente para promover a leitura, a cidadania e a alfabetização midiática dos estudantes. Para saber mais e se inscrever para participar do Projeto e ganhar benefícios, como a assinatura gratuita da Gazeta do Povo, clique aqui.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]