Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comunicação e escola

Poder da Comunicação: Se comunicar na escola é se comunicar bem na vida

Imagem Unsplash (Foto: )

Ouça este conteúdo

A comunicação está presente em todas as dimensões da vida e, no ambiente escolar, ela ganha um papel ainda mais importante. Em um mundo em que as informações circulam rapidamente e as formas de interação estão cada vez mais diversas, saber se comunicar deixou de ser apenas uma habilidade básica e passou a ser uma competência essencial para a formação dos estudantes.

Atualmente, enfrentamos muitos desafios da comunicação na educação contemporânea, e sabe-se que comunicar-se bem envolve muito mais do que falar ou escrever corretamente. Envolve também saber ouvir, compreender diferentes pontos de vista, organizar ideias e se expressar com clareza e respeito.

De acordo com relatórios de organismos internacionais como a UNESCO, habilidades socioemocionais — entre elas a comunicação — são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes, tanto dentro quanto fora da escola. Pesquisas realizadas pelos Brazilian Journal of Development, Instituo Ayrton Senna, bem como outras instituições que focam em temas relacionados à educação, evidenciam que analisando o campo escolar e a importância da comunicação no desenvolvimento escolar, a forma como lidamos com nossas emoções impacta diretamente na maneira com a qual nos comunicamos.

Considerando esse contexto, a importância da oralidade é basilar para a formação linguística dos estudantes, visto que na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) figura tal competência como um Eixo estruturante das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, pois é um dos pilares que sustentam as diversas habilidades comunicativas que se imbricam às demais áreas do saber.

No cotidiano escolar, ainda é possível observar alunos que têm dificuldade para expor suas ideias, argumentar de forma organizada ou mesmo escutar o colega com atenção. Essas situações podem gerar conflitos, dificultar o trabalho em grupo e limitar o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas.

Uma possibilidade para trabalhar com tais habilidades é planejar as ações pedagógicas de maneira interdisciplinar entre diversas áreas do conhecimento, articulando conhecimentos teóricos das respectivas áreas com habilidades de oratória e performance. Assim, é possível propor, por exemplo, a apresentação de seminários para a finalização de conteúdos, pedindo aos alunos que expliquem oralmente para a turma e demais agentes escolares os conceitos aprendidos durante o bimestre/trimestre, passando pelo desenvolvimento do projeto até soluções encontradas e/ou objetos criados por meio do conteúdo estudado.

Outra possibilidade para favorecer essas habilidades, é o envolvimento dos alunos em atividades teatrais e artísticas, em que eles precisam interpretar personagens, organizar falas, trabalhar a expressão corporal e construir cenas coletivamente.  Além disso, por meio do trabalho em equipe, os alunos são colocados diante do desafio de entender como se comunicar entre si, para desenvolverem as atividades propostas e atingirem os objetivos pretendidos em cada etapa de estudo.

O momento de apresentar um seminário ou um teatro perante a turma e/ou a comunidade escolar, apresenta-se apenas como o encerramento de um longo processo de negociações e aprendizados relacionados à escuta ativa e à confiança ao falar em público, que, por sua vez, resultam em habilidades que serão utilizadas pelos estudantes durante toda a sua vida, inclusive na fase adulta, nas mais diversas situações comunicativas.

O desenvolvimento de tais competências favorece que os estudantes desenvolvam também empatia, cooperação, respeito às diferenças, e construam de forma coletiva os projetos, o que fortalece o protagonismo e autonomia nesta fase de adaptações e descobertas pela qual estão passando.

Dessa forma, aprender a se comunicar, na etapa escolar é aprender a lidar com a vida e os mais diversos desafios que ela poderá apresentar, pois ao inserir a comunicação como elemento estruturante das práticas pedagógicas, a escola amplia as possibilidades de aprendizagem e fortalece aptidões essenciais para a formação integral dos alunos. Em um contexto marcado cada vez mais pela necessidade do diálogo, aprender a comunicar-se é também uma forma de aprender a conviver, participar e atuar de maneira consciente na sociedade.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.