• Carregando...
 | NICHOLAS KAMM/AFP
| Foto: NICHOLAS KAMM/AFP

O atentado contra o candidato presidencial Jair Bolsonaro (PSL) na tarde desta quinta, em Juiz de Fora (MG), teve repercussões internacionais. E, enquanto os brasileiros acompanhavam os desdobramentos, outros fatos relevantes aconteciam no mundo.

1) Trump quer reverter acordo que proíbe detenção de crianças por mais de 20 dias

 O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que quer acabar com uma política de décadas atrás que proíbe a detenção de longo prazo de crianças imigrantes quando as famílias são presas por tentarem entrar ilegalmente nos EUA. 

As autoridades do Departamento de Segurança Interna e de Saúde e Serviços Humanos disseram que querem o fim do chamado acordo Flores, um acordo judicial de 1997 que impede que as autoridades prendam crianças por mais de 20 dias. 

A proposta, anunciada como uma mudança de regra no Registro Federal, sinaliza que as autoridades estão procurando maneiras de manter as famílias unidas até que seus casos de imigração sejam decididos em meio aos esforços do governo para reprimir cruzamentos ilegais de fronteira. 

É quase certo que a proposta enfrente desafios legais. A administração no início deste ano pediu a um juiz federal na Califórnia para permitir que as autoridades detivessem as famílias juntas além do limite de 20 dias e foi negado. 

 2) Terremoto no Japão causa morte de 9 pessoas e deixa 366 feridos 

 Pelo menos 9 pessoas morreram e 30 estão desaparecidas por causa do terremoto de magnitude 6,7 que atingiu o Japão nesta quinta-feira (6). Ao menos 366 pessoas ficaram feridas. Cinco corpos foram encontrados entre os escombros de casas atingidas por deslizamento após o terremoto em Atsuma. Houve diversos deslizamentos de terra na região. 

Segundo o primeiro-ministro, Shinzo Abe, 25 mil soldados e outros funcionários seriam enviados a Hokkaido para ajudar nos resgates e reconstrução. 

O sismo foi registrado 62 km ao sudeste de Sapporo, a capital da região de Hokkaido, norte do Japão, dois dias depois de um tufão causar danos significativos na região ocidental de Osaka. 

O serviço de trem em toda a ilha foi suspenso, e o aeroporto de Hokkaido ficou fechado, levando ao cancelamento de centenas de voos. 

 3) Reino Unido diz que Putin é responsável por ataque a espião 

O ministro de Segurança do Reino Unido, Ben Wallace,afirmou nesta quinta-feira que, em última instância, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, carrega a responsabilidade pelo ataque com uma substância neurotóxica a um ex-espião na Inglaterra, alertando também sobre como Londres faria contraposição à "atividade maligna" de Moscou com medidas tanto divulgadas publicamente quanto de caráter confidencial. 

De acordo com o subordinado da premiê Theresa May, Putin e o seu governo "controlam, financiam e dirigem" a unidade de inteligência militar conhecida como GRU, que o Reino Unido acredita ter usado a toxina Novichok para tentar assassinar o ex-espião russo Sergei Skripal. 

Ontem, o Serviço de Promotoria da Coroa (CPS, na sigla em inglês) denunciou dois russos suspeitos de envolvimento no ataque, identificados como Alexander Petrov e Ruslan Boshirov - contudo, tratam-se provavelmente de pseudônimos. May disse que a tentativa de homicídio havia sido aprovada "por um nível de alto escalão do Estado russo". 

O Kremlin nega veementemente as acusações e qualquer conhecimento sobre os suspeitos, informando ainda que a Rússia não os está investigando. O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, declarou hoje que a atitude britânica é "inaceitável" e que "ninguém na liderança russa" tem qualquer envolvimento no envenenamento de Skripal e sua filha Yulia. 

4) Coreias marcam nova cúpula para este mês e Pyongyang reforça desejo de desnuclearização 

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, realizarão sua terceira cúpula do dia 18 a 20 deste mês, em Pyongyang, segundo anunciou nesta quinta (6) um enviado especial de Seul, que se reuniu na quarta com o próprio Kim. 

“Sul e Norte concordaram em realizar uma cúpula intercoreana entre os dias 18 e 20 deste mês, durante três dias e duas noites”, explicou, em entrevista coletiva, Chung Eui-yong, diretor do Escritório de Segurança Nacional de Seul, que liderou a delegação de Seul que visitou a capital norte-coreana na véspera. 

Os líderes das duas Coreias zeram um acordo para realizar uma nova reunião em Pyongyang com o objetivo de seguir reforçando laços e trabalhar na desnuclearização da península, como ficou estipulado na primeira cúpula, em abril. 

 5) Trump agradece 'fé' de Kim Jong-un e promete fazer 'desnuclearização' dar certo 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repercutiu nesta quinta-feira a reafirmação pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, de seu compromisso com a "desnuclearização" do país e prometeu que, juntos, ambos farão o processo dar certo. 

"Kim Jong-un da Coreia do Norte proclama 'fé inabalável no presidente Trump'. Obrigado ao Presidente Kim. Juntos, faremos (a desnuclearização) dar certo!", escreveu o americano em sua conta no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]