• Carregando...
Policiais e repórteres na frente do escritório de Robert de Niro, de onde foi removido um pacote que, segundo a polícia, era muito parecido com os dispositivos localizados nas últimas 48 horas | ANGELA WEISS/AFP
Policiais e repórteres na frente do escritório de Robert de Niro, de onde foi removido um pacote que, segundo a polícia, era muito parecido com os dispositivos localizados nas últimas 48 horas| Foto: ANGELA WEISS/AFP

Uma série de pacotes-bomba enviados a políticos ou personalidades ligadas ao Partido Democrata e ao escritório da CNN causou preocupação nos EUA, a menos de duas semanas das eleições legislativas.

Quantos pacotes foram interceptados? 

Dez, aos seguintes destinatários: o bilionário George Soros, à congressista da Flórida Debbie Wasserman Schultz, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, o ex-presidente Barack Obama, o escritório da CNN em Nova York, a congressista Maxine Waters da Califórnia (duas unidades), o ex-vice-presidente Joe Biden (duas unidades) e o ator Robert De Niro

Os ataques começaram na segunda-feira, quando a polícia "detonou proativamente" uma bomba encontrada em uma residência nos subúrbios de Nova York, pertencente ao bilionário filantropo e doador democrata George Soros, que é frequentemente retratado pelos conservadores como um financiador de causas liberais. ï»¿

Na manhã de quarta-feira, o Serviço Secreto confirmou que havia interceptado pacotes suspeitos dirigidos ao ex-presidente Obama em Washington e a Hillary Clinton, candidato democrata à presidência em 2016, que mora em Chappaqua, um subúrbio a cerca de 64 quilômetros ao norte de Nova York. 

"Os pacotes foram imediatamente identificados durante procedimentos rotineiros de triagem de correio como potenciais dispositivos explosivos e foram adequadamente tratados como tal", disse o Serviço Secreto em uma declaração por e-mail. "Os protegidos não receberam os pacotes nem correram o risco de recebê-los." 

Logo depois, a CNN evacuou seu escritório depois que um pacote suspeito foi descoberto por policiais que estavam no prédio instruindo os funcionários sobre como identificar dispositivos explosivos em potencial, segundo a polícia. O FBI disse que o pacote enviado à CNN foi endereçado ao ex-diretor da CIA, John Brennan, comentarista da rede de televisão. 

O FBI disse que um pacote suspeito também foi enviado para o ex-procurador-geral Eric Holder, mas foi redirecionado para o endereço do remetente na Flórida. No envelope, constava o de Debbie Wasserman Schultz. 

E a agência disse em um tuite na quarta-feira à noite que "dois pacotes adicionais" foram endereçados à deputada democrata Maxine Waters da Califórnia - que Trump ridiculariza frequentemente como "Crazy Maxine Waters" e "baixo QI". O FBI não forneceu detalhes mais específicos. 

Ginger Colbrun, porta-voz da Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos, disse em um e-mail que um pacote endereçado a Waters foi "localizado" por inspetores dos EUA em uma instalação dos correios no centro-sul de Los Angeles. Colbrun acrescentou que o pacote “corresponde à descrição dos recebidos em Nova York, Washington e Flórida.” 

 O Departamento de Polícia de Los Angeles disse no Twitter que a unidade dos correios foi evacuada e que o esquadrão antibombas do departamento "tornou a embalagem segura". 

 Qual o dano provocado? 

Nenhum dos artefatos explodiu e ninguém ficou ferido. A própria polícia detonou de forma segura dois artefatos, um deles destinado a George Soros. 

Quem enviou os pacotes? 

A polícia ainda investiga e não deu informações sobre a origem dos pacotes. Uma das hipóteses com as quais trabalha é de que todos tenham sido enviados pela mesma pessoa. Ainda não foram encontradas provas que relacionem os atos com a campanha política. 

"Os pacotes são similares na aparência" e "contêm dispositivos potencialmente destrutivos", disse o FBI por meio de um comunicado, alertando que "é possível que pacotes adicionais tenham sido enviados para outros locais.” 

O FBI descreveu os pacotes como envelopes de papel pardo com plástico-bolha e com o endereço de remetente de Debbie Wasserman Schultz, uma deputada democrata da Flórida. Cada pacote tinha etiquetas de endereço impressas no computador e seis selos, segundo o FBI. 

"Parece que um indivíduo ou indivíduos enviaram vários pacotes semelhantes", disse John Miller, vice-comissário da Polícia de Nova York para contraterrorismo. 

O Centro Nacional de Contraterrorismo não descobriu uma conexão entre o envio das bombas e qualquer organização terrorista estrangeira, mas ainda está investigando o assunto, segundo um funcionário de inteligência que pediu para não ser identificado. O centro está trabalhando em parceria com o FBI. 

Há outros pacotes-bomba em circulação? 

A emissora CNN informou que, segundo o FBI, podem haver mais bombas além dos dez pacotes interceptados até o momento. Ainda não há mais informações divulgadas sobre onde poderiam estar ou a quem teriam sido endereçados. 

Por que eles foram enviados? 

A motivação não está clara, mas todos os destinatários têm histórico de críticas ao presidente Donald Trump.  

Ao longo da campanha para as eleições de 5 de novembro, que renovarão toda a Câmara de Representantes e um terço do Senado, o presidente Donald Trump chamou os democratas de "maus" e argumentou que eles são "perigosos demais para governar". Ele denunciou a presidência de Barack Obama e demonizou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, inspirando cânticos em seus comícios de "Prendam-na!" 

O presidente também usou seu púlpito para provocar a deputada Maxine Waters, da Califórnia, como um "indivíduo de baixa categoria", tirando as credenciais de segurança do ex-diretor da CIA John Brennan e estimulando as teorias de conspiração sobre o filantropo liberal George Soros. E ele chamou a imprensa de "inimigo do povo", destacando as reportagens da CNN como sendo "notícias falsas". 

Como os pacotes foram entregues? 

Um serviço de entregas deixou o pacote na CNN, e a polícia acredita que o artefato entregue na casa de Soros foi deixado em mãos. Não se sabe como os demais chegaram a seu destino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]