• Carregando...

Teer㠖 Três fortes terremotos, um deles de 6 graus na escala Richter, atingiram ontem o oeste do Irã, matando ao menos 70 pessoas e devastando aldeias. Mais de 1,2 mil pessoas ficaram feridas numa área perto das cidades de Doroud e Boroujerd na província de Lorestan, disse Ali Barani, chefe da equipe de emergência para desastres da província. O tremor danificou 330 aldeias. O número de mortos ainda pode aumentar.

O presidente Mahmoud Ahmadinejad ordenou o envio de ajuda de emergência para a região. Tremores na noite de quinta-feira podem ter ajudado a diminuir o número de mortos, porque muitos moradores saíram de casa e foram para as ruas antes do abalo mais forte. Houve nove tremores secundários.

O governo norte-americano, que não possui laços diplomáticos com o Irã, ofereceu ajuda humanitária ao país. Muitos moradores expulsos das casas reduzidas a montes de poeira montaram barracas. O governador da cidade de Doroud, Nasrollah Rashno, disse que linhas de telefone, eletricidade e gás foram interrompidas.

Em dezembro de 2003, houve 31 mil mortes por causa de um abalo. Em 1990, 35 mil iranianos morreram em um terremoto de 7,7 graus no nordeste do Irã. O país tem enormes falhas subterrâneas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]