• Carregando...
Caminhão tomba depois de ser arrastado por fortes ventos causados pelo tufão Jebi na ponte Seto Ohashi, em Sakade | JIJI PRESS/AFP
Caminhão tomba depois de ser arrastado por fortes ventos causados pelo tufão Jebi na ponte Seto Ohashi, em Sakade| Foto: JIJI PRESS/AFP

O Japão alertou mais de um milhão de pessoas a evacuar suas casas nesta terça-feira (4) e cancelou centenas de vôos devido a fortes ventos e chuvas pesadas que atingiram a costa oeste do país, no que está sendo considerado o pior tufão em 25 anos. Segundo agências de notícias internacionais, seis pessoas morreram e mais de 100 estão feridas.

Clique aqui para ver os vídeos

O tufão Jebi, cujo nome significa “engolir” em coreano, é o mais recente fenômeno climático a atingir a nação insular neste verão, depois que enchentes, deslizamentos de terra e uma onda de calor mataram pelo menos 300 pessoas. 

A Kyodo News informou que o Jebi foi o mais forte tufão a atingir o continente desde 1993, enquanto a televisão estatal NHK disse que as marés em algumas áreas foram as mais altas desde o tufão de 1961. 

De acordo com a mídia local, um homem morreu quando ventos fortes derrubaram as instalações de armazenamento de uma empresa na província de Shiga. 

O tufão atingiu a costa na ilha de Shikoku, onde rajadas de vento de até 207 Km/h foram registradas. Cerca de 100 mm de chuva encharcaram parte da cidade turística de Kyoto em uma hora, segundo informou a Associated Press, com uma previsão de até 500 mm de chuvas nas próximas 24 horas, até o meio-dia de quarta-feira. 

Mais de 700 vôos foram cancelados, segundo a imprensa japonesa, e os serviços de trem-bala entre Tóquio e Hiroshima também foram suspensos. 

Em Osaka, o parque de diversões da Universal Studios Japan e o Consulado dos EUA ficaram fechados. O aeroporto, que é construído em uma ilha artificial, teve uma de suas pistas inundadas junto com um edifício do terminal. Um acidente de navio-tanque na ponte que levava ao aeroporto fez com que ele fosse fechado completamente. 

Mais de 175 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no oeste do Japão, segundo o Ministério da Economia, Comércio e Indústria, e mais de um milhão de pessoas foram aconselhadas pela Agência de Manejo de Incêndios e Desastres a deixar suas casas.

Veja oito vídeos do tufão Jebi que estão circulando nas redes sociais:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]