i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
América do Sul

A Argentina pode se transformar em uma nova Venezuela?

  • PorHelen Mendes
  • 17/08/2019 20:32
Apoiadores do presidente interino Juan Guaidó participam de manifestação em Caracas, 11 de maio
Situação política na Venezuela, que vive uma ditadura, preocupa países de todo o mundo| Foto: Yuri Cortez/AFP

Com a notícia da vitória da chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner nas primárias para as eleições presidenciais na Argentina no domingo passado, surgiu a preocupação de que um novo governo populista transformasse o país vizinho em uma "nova Venezuela", ou seja, que a Argentina mergulhe em caos político e econômico semelhante ao do país de Chávez e Maduro. O presidente Jair Bolsonaro, que declarou seu apoio à reeleição do presidente Mauricio Macri, disse após a vitória da chapa de oposição que "a Argentina começa a trilhar o caminho da Venezuela".

No entanto, especialistas consideram essa possibilidade improvável, embora alertem para problemas que podem ser causados por políticas populistas na economia.

Para Carlos Eduardo Vidigal, doutor em Relações Internacionais e professor do curso de História da Universidade de Brasília (UnB), existe um grande desconhecimento no Brasil sobre o que se passa na nossa vizinhança, não apenas na Venezuela e na Argentina, mas também nos demais países da América do Sul. “O caso argentino é bastante diferente do caso da Venezuela”, disse Vidigal à Gazeta do Povo. “Mesmo porque Néstor Kirchner e Cristina Kirchner já estiveram no governo, e as taxas de crescimento foram muito positivas em média, e o comércio entre Brasil e Argentina cresceu no período”.

Vidigal, cujas pesquisas têm enfoque nas relações Brasil-Argentina, diz ainda que a relação da Argentina com o Brasil e os outros países da região não mudaria, já que a maior parte dos negócios argentinos, à exceção do Mercosul, que é muito relevante, se dá com países da Europa, Estados Unidos e China. “Não é uma mudança de governo que muda as formações socioeconômicas ou o comércio que já está em desenvolvimento. Agora, a crise, sem dúvida alguma é bastante grave em termos econômicos”.

Virgílio Caixeta, professor de História na UnB, explica que a Venezuela não tem perfil de maior integração regional como a Argentina, que tem estrutura mais sólida na economia. “A Argentina, com toda a crise, tem respeitado os processos eleitorais. Tanto que houve alternância com o Macri, e agora parece haver outra alternância. A situação da Venezuela é muito distinta, porque a Venezuela já está em processo de autoritarismo há um bom tempo; as estruturas políticas existem com dificuldade, e é um país cuja economia se baseia basicamente no petróleo”, disse Caixeta à Gazeta do Povo.

Como a Venezuela se tornou uma Venezuela

A Venezuela, país rico em petróleo, não chegou ao colapso da noite para o dia. Em seu livro “Hugo Chávez, o espectro: Como o presidente venezuelano alimentou o narcotráfico, financiou o terrorismo e promoveu a desordem global”, o jornalista Leonardo Coutinho narra o processo que levou a Venezuela a uma crise política, econômica e humanitária que já fez com que 4 milhões de pessoas deixassem o país.

Coutinho conta que Hugo Chávez assume o poder em 1999 em meio a uma grave crise, causada pelo baixo preço do petróleo. Nos anos seguintes, em reuniões na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Chávez consegue um aumento do preço da commodity. “Em muito pouco tempo, a Venezuela passa a ter receitas enormes e Chávez começa a impor um governo com uma agenda muito populista e muito assistencialista”, disse o autor à Gazeta do Povo.

Após uma tentativa de golpe contra Chávez em 2002, o líder venezuelano entendeu que precisava “aniquilar” os seus inimigos, e ele entendeu que “a oposição dos setores empresariais eram o inimigo”. Assim, ele começa um processo de nacionalização e desapropriação de estruturas produtivas, como áreas de produção de arroz e outros grãos, que são transferidas para o Estado.

“Começa um processo intenso de nacionalização, e ele vai entregando isso nas mãos de pessoas que não eram competentes. Ele vai aparelhando o Estado com toda essa estrutura e tira o profissionalismo da produção de insumos que o país tinha”, relembra Coutinho. A lógica era a de que o dinheiro do petróleo era tamanho que ele passou a importar esses produtos. Dessa forma, a Venezuela ficou cada vez mais dependente de importações, possibilitadas pelas receitas do petróleo. “Ao mesmo tempo, silenciosamente, Chávez tornou vulnerável a estrutura do país inteiro”.

Quando o preço do petróleo cai novamente, a Venezuela passa a se endividar e surgem problemas de abastecimento, e a dificuldade de comprar alimentos e arcar com as suas contas. O processo de quebra da Venezuela começa nesse momento em que o país não tinha mais dinheiro e nem capacidade de produção.

Associada a tudo isso estava a destruição institucional. “Chávez aparelhava o Estado, destruindo instituições. Ele contaminou as forças armadas e as associou à estrutura de corrupção, crime e narcotráfico, de forma intencional”.

Em seu livro, Coutinho detalha como Chávez chegou à decisão de ajudar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a escoar a cocaína produzida no país vizinho, após um pedido de Fidel Castro para ajudar a expansão da esquerda no continente.

“Chávez corrompeu a estrutura do Estado. Com a destruição da economia e das instituições, a Venezuela caminhou para esse abismo econômico, social e caótico. E hoje Nicolás Maduro está lá. Algumas pessoas tentam separar Maduro de Chávez, mas na verdade eles são parte de uma mesma história. A Venezuela de hoje é resultado de uma crise construída em muitos anos; é um produto de erros políticos”, diz o autor.

A venezuelização da Argentina

Os especialistas ressaltam que a Argentina não tem o elemento da dependência do petróleo em sua economia. Porém, em sua história, a Argentina teve líderes que privilegiaram políticas populistas, que têm a capacidade de desestabilizar a economia do país.

“Embora não tenha a dependência de um produto só, há o aspecto de que o Estado [argentino] se comporta como um Estado provedor, demasiadamente permissivo no aspecto de suas concessões, superpaternalista”, destaca Coutinho, lembrando que, fora de Buenos Aires, grande parte da Argentina não tem bons índices de instrução e econômicos e serve de instrumento para o populismo argentino.

Os governos de Néstor Kirchner [2003-2007] e depois de Cristina Kirchner [2007-2015] colocaram em prática as características mais fortes do populismo argentino. “Eles não colapsaram naquele momento porque estiveram em um momento de crescimento mundial que puxou todo mundo”, diz Coutinho.

O governo de Cristina Kirchner teve apoio da Venezuela de Chávez, que passava por um momento de abundância de receitas de petróleo, com acordos comerciais, investimentos e empréstimos a juros baixos.

Coutinho não acredita que a Argentina, com a provável vitória da chapa Fernández/Kirchner, possa passar por uma crise semelhante à da Venezuela. “A Argentina não vai virar uma Venezuela porque é outra natureza”, diz. Ele acredita, no entanto, que alguns problemas venezuelanos possam ocorrer na Argentina. “Se a notícia do resultado das prévias já foi capaz de colocar o mercado em colapso, uma chegada deles ao poder, uma incapacidade de criarem políticas para a retomada do crescimento, uma reação nervosa do mercado a eles, se eles não conseguirem atuar, eles podem viver uma crise tão profunda quanto a da Venezuela, sob o aspecto econômico. E se for metade da venezuelana, já é um problema muito sério, que pode resultar, sim, em problemas migratórios como disse o presidente Bolsonaro”.

Porém, em um cenário hipotético de crise migratória da Argentina, os países mais impactados devem ser Chile e Uruguai, por causa do idioma comum entre os países. O Brasil seria uma segunda opção, até mesmo porque o Brasil não está oferecendo boas condições econômicas.

A maior parte dos migrantes que deixaram a Venezuela foram para Colômbia, Peru e Panamá. Muitas pessoas das classes mais altas foram para Espanha, Estados Unidos e Panamá. O Brasil recebe uma pequena fração desses venezuelanos, que geralmente vêm das regiões agrícolas no sul do país.

Com a provável vitória de Alberto Fernández, o ditador Nicolás Maduro ganha um novo aliado na região. O governo Macri havia assumido a liderança do Grupo de Lima, uma associação de países da região que procuram uma solução para a restauração da democracia na Venezuela, e que pode ter que passar por uma reestruturação com a possível saída da Argentina. "O grupo é enfraquecido, perde um aliado importante e acho que a tendência deverá ser uma readequação das responsabilidades, dos papéis de cada um", observa Coutinho. "O Brasil talvez tenha que assumir novas posições, mais responsabilidades em relação a reflexão sobre a questão da Venezuela".

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Emerson Luís

    ± 1 dias

    Cada país é único; logo, quando alguém diz que o país A vai ficar como o país B, é óbvio que não é em todos os sentidos e sim em aspectos pontuais. Além de não saber Matemática, não sabem interpretar textos. Ou fingem que não entenderam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Emerson Luís

      ± 1 dias

      "em um cenário hipotético de crise migratória da Argentina, os países mais impactados devem ser Chile e Uruguai ... O Brasil seria uma segunda opção" - Seria uma TERCEIRA opção. Esquerdistas têm sérios "probemas" com a Matemática!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Celso Vinotintto

        ± 1 dias

        Caso a esquerda confirme a liderança nas eleições, a possibilidade de "venezuelar" é muito grande. O propósito deles é manter a máquina estatal sempre forte e aparelhada. Com isso, a produção fica estagnada ou reduz, os impostos aumentam, muitos acordos comerciais com países capitalistas são extintos e cresce a dependência de repúblicas socialistas que à exceção da Rússia, estão com o pires na mão. Entonces, si no cambias de opinión, hermano argentino, prepárate que Venezuela de maduro esté en la puerta.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

          ± 1 dias

          A Gazeta pecou em não convidar um economista para comentar a situação da Argentina. A situação em questão é econômica e todo mundo sabe, não precisa ser especialista, que los ermanos têm uma cultura de soçagem, gostam de imprimir dinheiro, gostam de Estado grande e deu no que deu. É ruim, mas pode ficar pior sim!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • H

            HENRIQUE

            ± 1 dias

            O especialista para analisar o futuro da economia argentina é um historiador da UNB. Desde quando esses caras sabem falar sobre isso? Historiadores, sociólogos, filósofos... minha nossa, que bela referência!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • U

              Um brasileiro

              ± 2 dias

              A posição geográfica do Brasil conota exatamente o que os tupiniquins fazem para os demais sul-americanos: dão-lhes as costas. O Brasil nunca demonstrou interesse pela América do Sul. O próprio Mercosul foi iniciativa do ex-presidente argentino, Raúl Alfonsin, que pegou o José Sarney pelo braço para criar o bloco econômico. As falas do Bolsonaro e do seu superministro da economia são simples retóricas bravateiras! O mercado não é ingênuo, mas Guedes e Bolsonaro demonstram um amadorismo tão contumaz que vai atrapalhar muito o destravamento do Brasil. Alguém apenas os cale, por favor e deixem os técnicos fazerem o trabalho.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                LUIZ CARLOS LUGUES

                ± 2 dias

                Cada povo tem o governo que merece. Se os argentinos elegerem gente do mesmo nível de Hugo Chaves, de Maduro, etc., vão sim se transformar em outra Venezuela em menos de duas décadas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • E

                  Eduardo Prestes

                  ± 4 horas

                  O Bolsonaro nos salvou da tragédia de mais um governo petista. Serei eternamente grato ao Bolsonaro por isso !

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • C

                  carlos

                  ± 2 dias

                  Ué , nós elegemos esse palhaço do Bolsonaro, qual o problema.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • E

                elias a reinaldin

                ± 2 dias

                Alberto Nisman foi morto com um tiro na cabeça, quatro dias depois de denunciar a então presidente Cristina Kirchner de encobrir terroristas iranianos. Não é igual, é diferente. Sei.....

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  J. Carlos

                  ± 2 dias

                  Sim, porque alguém tem que dar sustentação ao Foro de São Paulo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    MARCO ANTONIO BOTTINI BASTOS

                    ± 2 dias

                    Presidente de direita e congresso de esquerda, não tinha como dar certo

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Mauricio

                      ± 2 dias

                      Que comentário infeliz do professor, óbvio que o comércio entre Brasil e Argentina cresceu naquele tempo, porque tínhamos a esquerda no Brasil também

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        F.H.O

                        ± 2 dias

                        Acredito que sim... da mesma forma que o Brasil pode se tornar uma Disneyland.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Prestes

                          ± 2 dias

                          Com a esquerda no poder, qualquer maluquice é possível. Podem sim piorar muito a situação da Argentina, e num curto período de tempo, porque já saem com a economia em crise.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcos

                            ± 2 dias

                            O governo do Brasil que se manque, porque não tá com bala na agulha para xingar possível presidente do país dos outros. Bolsonaro tá de salto alto mas daqui a pouco o salto vai desgastar e terá o calcanhar es****do. E o povo que se manque, que se ligue, porque o dinheiro vai acabar e o governo descerá o sarrafo em quem ousar questionar. Realmente 2018 foi o coroamento da *******idade perene do povo, que há 30 anos reelege as mesmas famílias e quer mudança. Nossa, que virada à direita!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • L

                              Luigi Tenco

                              ± 2 dias

                              Marcos so escreve bobagem kkkk nice and easy

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JOSE DE PAULA

                            ± 2 dias

                            OS 15 ANOS DE PT BANDIDOS COMUNISTAS E LADROES TAMBEM DEIXARAM UMA HERANÇA PIOR QUE A VENEZUELA... COM O DITADOR MADURO...DEIXARAM 1 TRILHAO DE DIVIDAS E QUEBRARAM BCOS E TODAS AS ESTATAIS DO GOVERNO ...DEIXARAM MAIS DE 20 MILHÕES DE BRASILEIROS DESEMPREGADOS E NA MISERIA.GRAÇAS A SERGIO MORO FOMOS LIBERTO DESTA RAÇA DE FASCINORAS.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • M

                              Marcos

                              ± 2 dias

                              O PT deve ser bom mesmo hein para ter feito sozinho tudo isto! Lembro que há alguns anos o povo assoprou vuvuzela e pendurou bandeirinha verde e amarela no poste, por conta da Copa e Olimpíada. O povo viu tudo isto e participou, mesmo estando o país sem calçada decente. É, tudo culpa do PT. O povo ficou quieto. Pára de falar besteira! Se o mercado decidir que o Tiririca será presidente, será eleito. O povo é trouxa.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • W

                            Willian Cardoso de Souza Jesus

                            ± 2 dias

                            Veremos mais uma prova do quão fracassados são os governos de esquerda, com essa provável volta dela ao poder na Argentina. Infelizmente, nossos hermanos não aprenderam NADA com o passado negro q a esquerda propiciou, não somente lá, mas em td América Latina. Espero q nós brasileiros não cometamos esse msm grave erro e não coloquemos mais a esquerda no poder, em especial a radical, pra reconstruirmos nosso país e, finalmente, prosperarmos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • W

                              Willian Cardoso de Souza Jesus

                              ± 2 dias

                              Choco Nado: Outra coisa...falar q tanto faz governo de direita ou de esquerda é ignorância demais. Desculpa, mas vc precisa estudar mto mais a respeito de conservadorismo e progressismo. Recomendo livros de Mises, Burke e Kirk, só pra citar alguns, pra vc entender as enormes diferenças entre ter um governo de direita ou de esquerda.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • W

                              Willian Cardoso de Souza Jesus

                              ± 2 dias

                              Choco Nado: Porcaria? Maior Reforma da Previdência já proposta e aprovada; maior acordo econômico bilateral da história (acordo Mercosul-UE); redução de impostos para medicamentos utilizados no tratamento de doenças como câncer e HIV; Pacote Anticrime, q ajudará no combate à corrupção e ao crime organizado; Reforma Tributária; projetos de desenvolvimento do Turismo, q é historicamente negligenciado no Brasil; incentivo ao livre mercado e sua desburocratização, ajudando aos empreendedores e incentivando investimentos no país; enfim, posso ficar citando exemplos infindáveis q esse governo é o MELHOR q já tivemos. Apesar dos erros q, de fato, existem.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Choco Nado

                              ± 2 dias

                              são da esquerda ou da direita. A Argentina não é a Venezuela, como Vienna não é Moscou. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mais eu tenho muita admiração com pessoas como o senhor. É como os músicos do Titanic. O barco vai afundando e eles continuam tocando a mesma coisa até o final. O PT tinha que sair. Dou toda a razão. Mais a porcaria que ganhou não vai ajudar nada a este país

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Austríaco-PR

                            ± 2 dias

                            Por não ter dependência do petróleo, talvez a queda seja maior, uma vez que o governo não controla a produção, ele poderá inviabilizar via impostos, inflação e toda outra sorte de confiscos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              PAULO DIAS

                              ± 2 dias

                              Tirem o Uruguay da lista de países para os quais os argentinos imigrariam em caso de colapso . Primeiro é um país relativamente pequeno (176 mil km² ) e pobre , com viés socialista há décadas e presidido pelo comunista Vasquez , um aliado do velho cacique e ex terrorista José Mujica . Vale salientar que o argentino não é benquisto no Uruguay devido a arrogância que lhe é peculiar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Decio mango

                                ± 2 dias

                                Argentina voltando a ser o lixo de sempre

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MBP

                                  ± 2 dias

                                  Pode, se a esquerda ganhar as eleições.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Roberto Garcia

                                    ± 2 dias

                                    O Macri não adotou as medidas rapidamente ou porque não quiz ou porque não pode. Agora o resultado está aí.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • W

                                      Willian Cardoso de Souza Jesus

                                      ± 2 dias

                                      Teremos mais uma prova do quão fracassados são os governos de esquerda, qd a Argentina mergulhar de vez em um colapso econômico e social. Os nossos hermanos realmente não aprenderam NADA com o passado...espero q nós brasileiros não cometamos esse msm grave erro em 2022. Caso contrário, nosso destino será o msm...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      André PC

                                      ± 2 dias

                                      Ele não teve apoio do congresso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    ROGERIO SOARES CARVALHO

                                    ± 2 dias

                                    Nem uma palavra sobre socialismo? Matéria ridícula.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • F

                                      Félix

                                      ± 2 dias

                                      Pois é, Rogério. Também, foram entrevistar um professor de história...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.