• Carregando...
Ativistas protestam contra a proposta que legaliza a eutanásia de crianças pequenas, em Bruxelas, Bélgica, 11 de fevereiro de 2014.
Ativistas protestam contra a proposta que legaliza a eutanásia na Bélgica: Europa vive onda de legalização da morte assistida| Foto: EFE/JULIEN WARNAND

Membros do parlamento irlandês sugeriram nesta quarta-feira (20) ao governo autorizar a eutanásia para pessoas com doenças incuráveis e degenerativas ou que receberam menos de seis meses de vida por algum diagnóstico médico.

O país, considerado um dos mais católicos da Europa, é o mais novo a integrar uma onda crescente de apoio à legalização da morte assistida em toda a região, ao lado da França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Espanha e Portugal.

Um debate semelhante também está acontecendo no Reino Unido, onde um inquérito realizado neste ano concluiu que certas jurisdições como a Escócia, a Ilha de Man e Jersey poderiam legalizar o ato de tirar a própria vida.

No entanto, a discussão pode ser travada na Irlanda em meio à renúncia do primeiro-ministro Leo Varadkar, também nesta quarta-feira, e impasses dentro do comitê interpartidário criado para abordar o tema.

Segundo o jornal Político, o colegiado passou o último ano ouvindo defensores e opositores sobre a questão, mas não conseguiu chegar a um projeto consensual. O presidente do comitê, o parlamentar independente Michael Healy-Rae, não apoiou as conclusões e irá lançar um relatório minoritário com outros membros dissidentes da câmara baixa.

O parlamentar de esquerda Gino Kelly, que propôs pela primeira vez um projeto de lei “Morrer com Dignidade” em 2020, disse ao jornal antes da recomendação do comitê que a morte assistida é um "direito fundamental para pessoas com doenças terminais".

“Acredito que as pessoas, em certas circunstâncias, têm o direito legal de dizer como morrem”, disse ele em janeiro.

A Igreja Católica se manifestou sobre o caso, por meio de um pronunciamento oficial direcionado ao comitê. “A nossa fé cristã, que é partilhada por uma proporção significativa do povo irlandês, ensina-nos que a vida é um dom que mantemos em confiança, cada uma tem seu impacto sobre os outros e não existe vida sem significado ou valor” , diz a nota.

A Igreja disse ainda que se opõe ao “acabamento deliberado da vida humana, tanto por razões de fé como por razões relacionadas com a defesa do bem comum”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]