• Carregando...

Kamikaze é o nome dado aos ataques suicidas cometidos pelos japoneses no final da Segunda Guerra (1939-1945). A primeira ofensiva ocorreu em 25 de outubro de 1944 contra um navio norte-americano na costa de Leyte, nas Filipinas.

Na ocasião, as forças militares japonesas já estavam bastante enfraquecidas e, segundo o pesquisador japonês Koichi Mori, veio à tona a crença de que só uma força divina poderia salvar o Japão, como acreditavam ter ocorrido nas invasões dos mongóis no século 13.

Para Emiko Ohnuki-Tierney, da Universidade de Wisconsin (EUA), eles eram adolescentes ou universitários altamente educados. Segundo ela, eram "voluntários forçados’’, movidos pelo forte sentimento de obrigação com a pátria existente no Japão. Ainda assim, os ataques eram "militarmente muito ineficazes’’.

De acordo com o historiador Eduardo Basto, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o suicídio já estava presente nos códigos cavalheirescos do Japão e seu uso para fins militares foi popularizado a partir do século 13.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]