• Carregando...

Após a queda do governo na Islândia, um grupo de direitos dos homossexuais acabou comemorando: a provável indicada ao cargo de premier seria a primeira assumidamente gay do mundo. Johanna Sigurdardottir, ministra de Assuntos Sociais e Segurança Social da Islândia, deve substituir o ex-primeiro-ministro Geir Haarde, que renunciou no fim de janeiro depois do colapso financeiro do país causado pela crise que começou no mercado imobiliários dos EUA.

Para que ela seja nomeada, seu partido, a Aliança Social Democrata, tenta uma coalizão. Caso esta seja possível, Sigurdardottir será premier interina até que as eleições antecipadas de maio.

"Nós realmente ficamos satisfeitos com isso", disse Gary Nunn, porta-voz da Stonewall UK, grupo de defesa dos direitos dos homossexuais no Reino Unido. "Em uma época na qual vimos um homem negro ser eleito ao maior posto dos Estados Unidos, dá a esperança de que veremos uma premier assumidamente gay".

O Reino Unido tem apenas um membro assumidamente gay no Parlamento, Angela Eagle, do Partido Trabalhista. Nos EUA, há três integrantes gays no Congresso, os deputados democratas Tammy Baldwin, de Wisconsin, Barney Frank, de Massachusetts e Jared Polis, do Colorado.

Sigurdardottir é casada com Jonina Leosdottir, e tem dois filhos de outro casamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]