• Carregando...

Hong Kong – A gripe aviária provoca temor em todo o mundo, mas os especialistas lembram que não se pode menosprezar as doenças ligadas ao estilo de vida, como a diabete, a tensão arterial e o câncer, que matarão 270 milhões de asiáticos até 2015. Até mesmo a aids perdeu espaço nos apelos sociais de prevenção. O vírus H5N1 se tornou o grande vilão mundial, concentrando as atenções da Organização Mundial de Saúde (OMS), que teme a morte de milhões.

"As pessoas se preocupam com a aids e, mais recentemente, com a gripe aviária, mas a diabetes sobe como uma flecha. É uma bomba-relógio", afirma o professor Paul Zimmet, diretor do Instituto Internacional de Diabetes da Austrália, que cita o país como exemplo. "Na Austrália, 170 milhões de dólares australianos (123 milhões de dólares) foram gastos na luta contra uma epidemia de gripe aviária que pode ocorrer ou não."

Seguindo o aumento do nível de vida, é cada vez maior o número de asiáticos que adotam um regime ao estilo ocidental, à base de gordura, tabaco, álcool e sedentarismo. A Índia já ocupa o primeiro lugar mundial em número de pessoas diabéticas, com 38 milhões de doentes em 2004.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]