• Carregando...

Comunicação falha

Moscou – O Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia confirmou que teve problemas de comunicação com a nave Soyuz TMSA-8. "Na fase de separação e do vôo autônomo surgiram problemas em alguns canais de comunicação. Tivemos de trabalhar de uma forma um pouco complicada’’, disse Vladimir Soloviov, chefe do programa de vôos do centro. Os problemas ocorreram em unidades em Terra e, por enquanto, não alteraram a viagem.

Três contatos

Moscou – Nos oito dias em que permanece na Estação Espacial Internacional, o astronauta brasileiro Marcos Pontes deve fazer três contatos com a Terra. O primeiro deles será com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Pontes também deve falar com jornalistas brasileiros que estão em Moscou e, pouco antes de sua volta, vai conversar do espaço com técnicos da missão.

Heróis russos

Moscou – Os cosmonautas são cultuados como heróis na Rússia. Para o país, a profissão vai muito além da frieza técnica que pode ser associada a foguetes, combustíveis e cálculos. "Os cosmonautas são consideradas pessoas de um talento particular. Eles visitam escolas, universidades, e passam aos estudantes a idéia de que, do espaço, a Terra parece pequena e silenciosa, sem lugar para guerras", explica Valentina Zakharova, guia do museu Yuri Gagarin.

A vez de Pontes

São Paulo – O astronauta brasileiro Marcos Pontes foi o primeiro a entrar na Estação Espacial Internacional depois da acoplagem da Soyuz. Normalmente, o chefe da missão, no caso o russo Pavel Vinogradov, teria a prioridade na entrada, mas cedeu a vez ao primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]