• Carregando...
“Oi mãe”, diz o cartaz exibido por Doug Wheelock, de volta à Terra | Shamil Zhumatov/Reuters
“Oi mãe”, diz o cartaz exibido por Doug Wheelock, de volta à Terra| Foto: Shamil Zhumatov/Reuters

Os astronautas norte-americanos Doug Wheelock e Shan­­non Walker e o cosmonauta Fyodor Yurchikhin, a bordo de uma cápsula Soyuz, pousaram na madrugada de ontem no Casaquistão. Eles fi­­caram 163 dias na Estação Es­­pacial In­­ternacional (ISS, na sigla em inglês). Nesse período, os três realizaram mais de 120 experimentos sob condições de mi­­crogravidade. Eles também enfrentaram uma das piores crises da ISS, causada por um vazamento que provocou a pa­­ralisação de emergência do sis­­tema de resfriamento da estação.

Árvores que brilham podem iluminar cidades

Se o trabalho de pesquisadores da Universidade de Cambridge evoluir, as cidades poderão ganhar um cenário de sonhos. Será possível andar por um parque à noite e ter seu caminho iluminado por fileiras e mais fileiras de árvores que brilham, as árvores bioluminescentes.

Os pesquisadores já deram o primeiro passo desenvolvendo ferramentas genéticas que permitem transferir facilmente para um organismo os traços que conferem bioluminescência.

A natureza está cheia de organismos que brilham no escuro, mas sua luz é muito fraca para permitir a leitura, por exemplo. Para reforçar esta luz, a equipe de jovens pesquisadores, que participou de uma competição internacional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), modificou o material genético de vaga-lumes e da bactéria marinha Vibrio fischeri para aumentar a produção e atividade das enzimas responsáveis pelo seu brilho As plantas bioluminescentes também podem ter um apelo especial para as pessoas cujas casas não estão conectadas às redes de eletricidade.

Consumir carne de gado clonado não oferece risco

A carne e o leite de vacas clonadas e de suas crias "não apresentam diferenças substanciais" em relação aos produtos de animais não clonados, o que torna seu con­­­­sumo seguro, afirmou um organismo independente que as­­sessora o governo britânico.

O comitê indicou, no entanto, que são necessários mais estudos para avaliar como a carne e o leite podem afetar os diferentes am­­bientes onde os animais clonados são criados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]