• Carregando...

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chegará nesta quinta-feira à Faixa de Gaza, para tentar acalmar os ânimos entre o movimento islâmico Hamas e o nacionalista Fatah, que na noite de quarta-feira estabeleceram a sua quarta trégua, após a morte de pelo menos 20 pessoas em 24 horas.

Os mortos eram em sua maioria milicianos. Mas também foram feridos dezenas de combatentes e civis, entre eles uma menina de 10 anos, levada a um hospital israelense.

O novo cessar-fogo foi anunciado na noite de quarta-feira pelo Hamas unilateralmente, e seguido pelos milicianos do Fatah, por ordem do presidente Abbas, seu líder político.

Desde que foi anunciada a trégua até meia-noite, surgiram em Gaza de pelo menos outros dois mortos. A madrugada transcorreu quase sem incidentes.

Milicianos palestinos dispararam esta manhã dois foguetes Qassam contra Israel, sem conseqüências. Um deles caiu em Sderot e o outro em terreno aberto.

As autoridades militares e municipais na cidade israelense de Sderot, a mais castigada pelos milicianos palestinos com seus foguetes, prosseguem hoje com a evacuação de parte de seus habitantes.

Oficialmente, o governo se opõe a uma evacuação da cidade, de 25 mil habitantes.

Ontem, caíram em Sderot pelo menos 20 foguetes, alguns deles em casas, deixando pelo menos dois feridos, além de sérios danos materiais em edifícios e veículos.

- Esta é uma situação insustentável e avisamos à comunidade internacional que Israel não poderá continuar sem reagir - declarou ontem à noite a ministra de Relações Exteriores israelense, Tzipi Livni, após uma reunião de emergência convocada pelo primeiro-ministro, Ehud Olmert.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]